Aromaterapia: benefícios dos óleos essenciais para a saúde

Compartilhe

A aromaterapia é a disciplina da fitoterapia que utiliza óleos essenciais com o objetivo de restaurar o bem-estar e o equilíbrio de todo o nosso corpo a nível físico, mental e emocional.

Aromaterapia: como funciona

A aromaterapia utiliza essências aromáticas, também chamadas de óleos essenciais ou óleos voláteis, com o objetivo de alcançar o bem-estar e o equilíbrio da mente, do corpo e das emoções.

  

Embora o termo sugira “aromaterapia”, indica não só o uso “olfativo” dos óleos essenciais, mas também a sua aplicação cutânea ou oral. Quando falamos apenas sobre o uso do perfume da essência, portanto de uma forma não física, então o termo correto é aromaterapia sutil.

Um bom perfume nos faz sentir bem: aromaterapia sutil

A aromaterapia sutil envolve o sentido do olfato e todas as áreas cognitivas relacionadas. O perfume é um componente muito importante da nossa vida, vamos pensar nas lembranças que de repente sentimos um cheiro nos mandando de volta.

As aplicações da aromaterapia nesta área podem ser difusão ambiental, banhos aromáticos, fumigações e até saunas.

aroma terapia

Como fazer aromaterapia

Algumas dicas para usar óleos essenciais:

  • Os pot pourri de flores secas são uma forma simples e eficaz de espalhar o perfume dos óleos essenciais nos quartos, adicione algumas gotas às flores secas;

  • O vapor de uma panela com 250 ml de água fervente e 3/6 gotas de óleo essencial vai perfumar toda a casa;

  • Os difusores de aromaterapia são muito práticos e feitos de cerâmica;

  • Incenso talvez a forma mais antiga de aromaterapia. Você pode adicionar 1 gota por 10 cm de óleo essencial no incenso;

  • Cremes e óleos de massagem: óleos essenciais que aliviam a dor e a inflamação devem sempre ser adicionados a um creme ou óleo de base, como óleo de amêndoa ou jojoba, usado como veículo. A dose é de 3-5 gotas de óleo essencial por 50ml de creme ou óleo;

  • No banho ou no chuveiro. No banho, pode-se adicionar até 10 gotas de óleo essencial. No chuveiro, pode-se colocar 3/4 gotas na esponja;

  • Nos recipientes do umidificador dos radiadores, coloque algumas gotas na água do umidificador do radiador.

Existem também velas aromáticas naturais, géis e roll-ons que são perfeitos para fazer aromaterapia sutil de forma simples.

Aromaterapia: benefícios dos óleos essenciais para a saúde

1. Óleo essencial de Melaleuca

O óleo de melaleuca é antibacteriano e antiviral para uso em doenças sazonais, como resfriados, gripe e bronquite. Como antibacteriano, também é ideal para peles oleosas e com tendência acnéica e contra a caspa.

Atua no nosso sistema imunológico, fortalecendo a cicatrização e tonificação. Mantém os insetos longe.

2. Óleo essencial de Laranja Amarga

Suavizante e relaxante para afastar os pensamentos negativos. Se tiver dores de estômago: numa colher de sopa de óleo de amêndoa misture 2 gotas de óleo essencial e massageie na barriga.

3. Óleo essencial de Bergamota

Purifica o ar e também pode ser adicionado a detergentes. Energiza e estimula o bom humor. Possui propriedades anti-sépticas e antibacterianas sobre a pele e purificação para o couro cabeludo, adiciona-o a xampus ou máscaras.

4. Óleo essencial de Camomila

Ele relaxa e alivia, neutraliza o nervosismo e a ansiedade e promove o sono. Adicione-o às máscaras para iluminar os reflexos de luz.

5. Óleo essencial de Canela

Energizante, anti bacteriano e anti-traça, estimula a circulação sanguínea e combate a retenção de água e as dores musculares. O Extra? Um excelente afrodisíaco!

6. Óleo essencial de Capim-limão

Sabemos que é o repelente número um contra mosquitos, se massageado também alivia a coceira, antibacteriano também combate às traças de armários. Antiinflamatório e vasodilatador alivia a dor muscular, difuso alivia a tensão nervosa

7. Óleo essencial de Helichrysum

Possui poderosa ação antiinflamatória, cicatrizante e tonificante. Excelente em casos de problemas de pele como dermatites, acne e psoríase. Também é perfeito para problemas relacionados à má circulação sanguínea ou dores e traumas nas articulações. No inverno aliado contra resfriados e mucolíticos.

8. O Óleo Essencial de Eucalipto

Refresca, purifica e é um antibacteriano perfeito contra resfriados e também para estimular o sistema nervoso: aumenta a concentração e energia. Ele também tem qualidades anti inflamatórias e ativação circulatória.

9. Óleo essencial de Jasmim

Excelente relaxante contra a ansiedade e o stress, antiespasmódico, é perfeito para dermatites e para peles sensíveis e secas. Afrodisíaco reacende o desejo e a sensualidade feminina.

10. O óleo essencial de Gerânio

Contrasta os sinais de envelhecimento da pele e regula a produção de sebo no caso da pele oleosa ou dos cabelos, estimula a circulação e ajuda contra as dores nas articulações ou o tabagismo.

11. Óleo essencial de Incenso

Antiinflamatório, cicatrizante, combate o envelhecimento cutâneo. Acalma a ansiedade e os medos, repele os mosquitos além de ser balsâmico e expectorante, excelente no inverno!

12. Óleo essencial de Lavanda

Óleo perfeito para perfumar a casa e os lençóis, colocar em detergente ou em travesseiros e lençóis, é super calmante para estados de ansiedade e agitação e ajuda a dormir. Calmante e descongestionante para vermelhidão e irritações, purifica a pele e possui excelentes qualidades analgésicas.

13. Óleo essencial de Limão

Seu aroma fresco e agradável melhora o humor e a concentração. Alivia o cansaço. Excelente aliado para peles oleosas e com tendência a acne, sendo adstringente e anti-séptico. Antioxidante útil para combater o envelhecimento da pele. Fortalece as unhas quebradiças e ajuda.

Fluidiza o sangue e promove a circulação sanguínea, portanto excepcional contra celulite, pernas inchadas e pesadas, estase venosa, capilares frágeis, couperose. Ele combate as náuseas e auxilia na digestão. A estimulação do sistema nervoso tem um efeito tônico.

14. Óleo essencial de Tangerina

Relaxante e calmante ajuda no sono de adultos e crianças.

15. O óleo essencial de Hortelã-pimenta

Super balsâmico liberta o trato respiratório. Antibacteriana e refrescante, é perfeita para o mau hálito. Seu poder antiinflamatório e anti neurológico o torna perfeito para dores de cabeça. Anti mosquitos. Digestivo forte e anti-náuseas.

16. Óleo essencial de Patchouli

Antidepressivo e tônico mental combate a ansiedade e o estresse. Antibacteriana e antifúngica, também é anti-séptica e cicatrizante.

17. O óleo essencial Ravintsara

O expectorante Ravintsara é antibacteriano e também antiinflamatório. Perfeito para peles com tendência acneica. Apoia o sistema imunológico e dá tônus ​​e energia, contra a fadiga. Drena e combate a celulite.

18. Óleo essencial de Rosa

Relaxante e reequilibrador também é muito afrodisíaco! Tem propriedades anti-rugas, tonificantes e hidratantes e combate as estrias. Suavizante e anti-vermelhidão da pele, combate as dermatites e irritações cutâneas. Adstringente, anti-séptico e bactericida indicado para peles oleosas e com tendência acneica.

19. Óleo essencial de Alecrim

Combate a fadiga e, em caso de tosse resfriada, tem poder expectorante. Alivia a inflamação em caso de dores musculares e articulares. Purifica a pele oleosa e o couro cabeludo. Tem outro poder anti celulite porque ajuda contra a estagnação linfática

Os avisos essenciais

A aromaterapia deve ser praticada com a devida atenção:

  • As essências são muito poderosas e podem causar irritação. Cuide das doses;

  • A maioria dos óleos essenciais não deve ser usada em crianças e bebês;

  • Compre apenas óleos essenciais de qualidade, 100% puros, orgânicos e extraídos por destilação a vapor ou prensagem;

  • Nunca compre óleos extraídos com solvente.

Gostaram das dicas pessoal?

Sugestões podem deixar nos comentários!

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *