Coletor menstrual, como usar corretamente?

Compartilhe

Conheça tudo sobre o coletor menstrual:como funciona, como utilizar e muito mais, clique e confira!

A menstruação é um assunto ainda tratado como tabu no dia a dia e visto como um verdadeiro pesadelo. Mas o quadro vem mudando lentamente e cada vez mais mulheres encontram alternativas para substituir os absorventes externos. Esse é o caso do coletor menstrual, um produto que visa a dar mais conforto às mulheres sem riscos de alergia. Conheça mais sobre o coletor menstrual e como usar corretamente.

Apesar de estar no mercado há anos, o coletor menstrual passou a ser assunto há pouco tempo. Trata-se de um copinho em formato de taça produzido com silicone cirúrgico que pode ser encontrado em diversas cores e tamanhos. Esse coletor oferece menos riscos de alergia e infecções por seu material ser antibacteriano e hipoalergênico.

Trata-se de uma alternativa ecologicamente correta ao absorvente externo, já que pode ser reutilizado após a higienização. Um absorvente externo chega a levar 100 anos para ser degradado pela natureza, poluindo o meio ambiente.

O coletor funciona como um copinho, que é colocado na entrada da vagina e guarda o sangue da menstruação. O produto é maleável e ajustável ao corpo, garantindo mais conforto durante seu uso.

Como usar o coletor mestrual?

coletor mestrual

Nas primeiras vezes a colocação do coletor pode parecer um pouco complicada, mas com prática e seguindo corretamente as instruções de uso você logo irá se acostumar.

Antes de colocar o coletor é essencial lavar bem as mãos e o produto com água corrente e sabonete neutro. Dobre o coletor formando um C e procure relaxar os músculos vaginais. Introduza o produto segurando-o pela haste e com a parte mais larga voltada para cima.

Diferente do absorvente interno, o coletor não deve ser empurrado, somente inserido no canal vaginal até que esteja todo acomodado. Gire o produto pela haste para ter certeza que está colocado corretamente.

Tempo de uso

O coletor menstrual pode ser usado por até 12 horas, mas o recomendado é retirá-lo e fazer sua higienização a cada 8 horas ou de acordo com a intensidade do fluxo.

Você pode dormir com ele e praticar esportes sem problemas, desde que esteja colocado da maneira correta.

Para retirar

Para retirar o produto, o jeito mais fácil é sentada no vaso sanitário. Lave bem as mãos e segure a haste do coletor e puxe delicadamente, mantendo a parte da borda para cima a fim de evitar que escorra. Esvazie o copinho e faça a higienização antes de recolocá-lo.

Higienização

A higienização do coletor deve ser feita com água e sabão neutro. Se você desejar pode fazer o uso de um antisséptico caso tenha corrimento ou já tenha tido candidíase. O coletor pode durar até 10 anos se for higienizado da maneira correta.

Onde comprar mais barato?

Nas lojas amazon o preço é top e chega rapido:

Contraindicações

O produto deve ser evitado para mulheres que acabaram de dar a luz, que possuem algum tipo de deformidade anatômica no órgão reprodutor ou que ainda não tenham tido relações sexuais, já que o coletor pode romper o hímen.

Conclusão


O coletor menstrual promete ser uma ótima solução para as mulheres que já apresentaram alergias ao absorvente externo ou não conseguem usar o absorvente interno. Apesar do preço mais elevado, o produto é reutilizável desde que sua higienização seja feita da maneira certa. Sabendo como usá-lo, portanto, você pode se beneficiar do coletor e ter uma rotina normal sem se preocupar com vazamentos.

Por fim, já falamos sobre como fazer uma lasanha de salada delicia, leia e aprendam.

Gostaram das dicas meninas? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

 

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.