Como economizar na hora de comprar frutas e verduras

Compartilhe

Veja dicas excelentes de como economizar na hora de comprar frutas e verduras, confira!

Organização e flexibilidade são dois dos pontos mais importantes para quem quer poupar na hora das compras

Os alimentos de origem vegetal estão na base de nossa pirâmide alimentar. Isso significa que são essenciais para a nossa nutrição e, consequentemente, para a nossa saúde como um todo. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que ingerir duas porções de frutas e vegetais todos os dias prolonga nossa vida.

Isso, por si só, já seria motivo o suficiente para investirmos em uma alimentação rica em frutas e verduras. Mas outra vantagem que vale ser citada é o fato de que os vegetais, mesmo os orgânicos, na maioria das vezes, são bem mais baratos que alimentos processados e comidas prontas. E dá para economizar ainda mais!

Como economizar na hora de comprar frutas e verduras

Como economizar na hora de comprar frutas e verduras

Uma forma de deixar suas compras de vegetais ainda mais baratas é fazer compras on-line. A internet é uma ferramenta que te permite fazer pesquisas e comprar preços sem sair de casa, te ajudando a entender qual o melhor custo benefício da sua feira virtual. Sendo esta a nossa primeira dica, confira outras seis recomendações incríveis.

Faça uma lista antes de sair de casa

Em compras de supermercado, de maneira geral, uma dica para economizar é fazer uma lista antes de sair de casa. Com as frutas e verduras isso não é diferente. Entenda tudo que precisa, as quantidades necessárias e anote tudo em um pedaço do papel ou em seu celular.

Ter uma visão geral de todos os itens que deseja comprar vai te fazer entender, em média, quanto você vai gastar. A partir disso, é possível fazer os ajustes necessários, retirando o que não for prioridade e fazendo substituições.

Prefira os vegetais da estação

Os vegetais da estação, também conhecidos como sazonais, são aqueles que estão maduros e prontos para o consumo em determinado momento do ano. Ou seja, ao longo dos meses, sua lista de compras vai ter variedade se você seguir essa dica da maneira correta.

No quesito economia, pelo princípio da oferta e procura, as frutas e verduras da época são mais baratas que aquelas que precisaram de um tratamento especial ou mesmo de serem cultivadas em outra região. Por esses motivos, são uma ótima escolha.

Aposte nas feiras

Feiras de bairro costumam ter preços mais baixos que mercados tradicionais e isso, por si só, já é uma grande vantagem. Além disso, o contato direto com o produtor possibilita boas trocas, desde pechinchas até dicas de preparo. Ainda, por concentrar vários comerciantes em um único espaço, você terá acesso a mais concorrência, podendo fazer a pesquisa de preço em um só lugar.

Foco na xepa

As últimas horas de uma feira são conhecidas como xepa, momento em que os feirantes querem vender o que restou e topam boas negociações. De maneira geral, os vegetais disponíveis no fim da feira são igualmente saudáveis aos do início. Valendo sempre, é claro, uma análise de sua qualidade.

Evite o desperdício

O Brasil, infelizmente, é um dos campeões no desperdício de alimentos, tanto por supermercados quanto por residências. Esse hábito tem efeito direto no seu bolso, uma vez que deixar um alimento estragar, por mau armazenamento ou validade, significa uma nova compra de algo que você poderia ter consumido.

Por isso, evitar o desperdício vai te fazer economizar. Fazer compras semanais menores, congelar alimentos e se esforçar para preparar tudo que foi comprado vão te ajudar a colocar essa dica em prática.

Seja flexível

Nossa última dica pode até parecer o oposto de sugerir que você faça uma lista de compras, mas a verdade é que elas são complementares.

Fazer uma lista de compras com tudo que precisa e suas quantidades é uma maneira bastante efetiva, como dissemos, de economizar porque evita que você faça decisões na hora além de te orientar melhor na pesquisa de preço.

No entanto, também é importante que você seja flexível quando for às compras. Assim, fique de olho em promoções e esteja aberto(a) a substituições. Se, por exemplo, uma modalidade de abóbora que está em sua lista está mais cara que outra opção presente na feira ou no mercado, aposte nessa troca.

Sugestões de novas dicas, podem deixar nos comentários

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *