Como ter uma alimentação saudável e completa?

Compartilhe

Você sabe como ter uma alimentação saudável e completa? Não? A maior parte dos brasileiros realmente não sabe qual o ponto de partida para mudar, de uma vez por todas, os maus hábitos alimentares. No entanto, com algumas dicas e orientações, é possível chegar a uma rotina satisfatória e que fará bem ao organismo.

Os benefícios não estão ligados, unicamente, ao bem-estar físico, mas também ao mental. Quando você tiver a possibilidade de mudar a sua dieta, bem como os tipos de alimentos consumidos, será possível alcançar o auge da boa forma e, também, da tranquilidade. Quer saber como? Continue a leitura do artigo!

O que é alimentação saudável?

Antes de saber como ter uma alimentação saudável, é necessário saber o que o conceito determina. Você já deve ter ouvido falar de pirâmide alimentar e ela será a principal base para que você comece o seu processo de mudança, garantindo bem-estar físico e mental daqui em diante.

alimentacao completa

A pirâmide pode ser expressa, de maneira gráfica, com o intuito de orientar qualquer pessoa em uma jornada para construir uma dieta equilibrada e adequada para o seu corpo. Por isso, antes de começar a fazer mudanças radicais na sua rotina, é recomendado que um profissional da área de nutrição seja consultado.

De uma forma geral, para saber como ter uma alimentação saudável, é necessário estar muito atento aos possíveis alimentos que venham a fazer mal para o seu organismo, tal como gorduras hidrogenadas, frituras e alimentos com uma grande concentração de sódio ou glicose. Esses são apenas os primeiros passos para um entendimento completo.

Qual a base da pirâmide alimentar?

A base da pirâmide alimentar leva em consideração os carboidratos. É por meio deles que podemos obter uma boa quantidade de energia para manter uma rotina saudável. Dessa maneira, a maior parte desse tipo de alimento acaba se tornando açúcar em nosso corpo e, assim, podemos ganhar peso sem ao menos percebermos.

Para saber como ter uma alimentação saudável é necessário ficar de olho na base da pirâmide, visto que ela é analisada de baixo para cima, em uma escala de alimentos mais prejudiciais aos mais benéficos. Alimentos como pães, biscoitos recheados ou os famosos salgadinhos devem ser deixados um pouco de lado.

O ideal é que os carboidratos consumidos estejam em suas versões integrais. Qualquer alimento que seja refinado ou esteja em sua versão branca pode acabar oferecendo um grande risco para o seu organismo, não apenas no que se refere ao ganho de peso, mas também aos problemas de saúde a longo prazo.

Para descobrir como ter uma alimentação saudável, o mais recomendado é variar os pratos sempre que possível. Escolha verduras, frutas e legumes diversificados ao longo da semana. Permita-se experimentar alimentos orgânicos, porque eles podem se mostrar mais gostosos e saudáveis do que o esperado.

Como ter uma alimentação saudável: dicas

Antes de responder a tão esperada pergunta, e oferecer dicas para se manter na linha, é importante lembrar que uma alimentação saudável leva em consideração uma dieta bem equilibrada, capaz de entregar todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o corpo precisa para se manter sempre em equilíbrio.

Dessa maneira, ao saber como ter uma alimentação saudável, você deve levar em consideração esses princípios, procurando evitar o consumo de alimentos industrializados, que mostram uma grande quantidade de aditivos, gorduras e conservantes. Veja, abaixo, algumas dicas de como se alimentar da forma correta e sem sofrimento.

Prefira os alimentos in natura

Não há nada melhor para uma dieta saudável do que os alimentos in natura. Isso acontece porque a comida estará em sua forma primária, longe de qualquer tipo de aditivo químico ou misturas que podem acabar incrementando gorduras e outros itens que não são tão bem-vindos na dieta.

Como ter uma alimentação saudável sem sal, açúcar, óleos e gorduras

Para saber como ter uma alimentação saudável, você precisará dar adeus ao excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras. Dessa maneira, procure sempre moderar na aplicação desses itens dentro dos seus pratos. Por muitas vezes, utilizar temperos naturais pode fazer bem melhor do que imagina.

Deixe os alimentos ultraprocessados de lado

Os alimentos ultraprocessados são os principais vilões de uma dieta saudável. É claro que eles se mostram extremamente deliciosos e tentadores, mas nem sempre devemos ter tudo aquilo que queremos. Procure evitar as seguintes comidas:

  • Biscoitos recheados;
  • Refrigerantes;
  • Salgadinhos;
  • Sopa em pó;
  • Macarrão instantâneo.

Comece a planejar o cardápio da semana

Um dos principais aliados de quem deseja saber como ter uma alimentação saudável é o planejamento. Por meio de uma organização semanal da sua rotina alimentar, você poderá não apenas se manter na linha de um caminho mais natural, como também permitirá que seu corpo se aproveite dos benefícios da mudança de vida.

Não esqueça das fibras

Muitas vezes as fibras são deixadas de lado e isso pode atrapalhar, e muito, a sua dieta. Dessa maneira, sempre busque alimentos que tragam essa carga positiva, como o arroz integral, que ajuda não apenas a perder peso, mas também a prevenir doenças no coração.

Atente-se à comida

Quando nossos pais pediam para largarmos o celular ou sairmos da frente da televisão, eles só estavam nos ensinando a como ter uma alimentação saudável. A hora da refeição é muito especial e você deverá, sempre que possível, se manter atento a tudo o que é consumido.

Organize o número de refeições

Você sabe quantas refeições por dia são necessárias para que o seu corpo se mantenha inteiramente saudável? O ideal é que você coma de 4 a 6 vezes diariamente, mas sem exageros. Dessa forma, será possível controlar os picos de fome e evitar as famosas escapadas em direção aos produtos ultraprocessados.

Como ter uma alimentação saudável comendo a salada primeiro

Você sabia que a salada deve atuar como uma entrada? Para quem deseja saber como ter uma alimentação saudável, começar por esse prato delicioso e nutritivo é a melhor opção. As saladas estão cheias de nutrientes, fibras e vitaminas essenciais.

Por que ter uma alimentação saudável?

Você já parou para se perguntar sobre o porquê de precisarmos ter uma alimentação saudável? A primeira resposta para isso é a necessidade de manter nosso corpo funcionando da maneira correta, harmonizando com todas as funções desenvolvidas pelo organismo.

Sendo assim, quem busca saber como ter uma alimentação saudável, está priorizando todos os processos biológicos do corpo. Para que ele funcione da maneira adequada, é necessário que possamos oferecer os combustíveis mais indicados, sendo os carboidratos, proteínas, fibras, minerais e vitaminas alguns deles, mas na medida certa.

Querendo ou não, nosso organismo começa a oferecer algumas dicas de que a nossa alimentação não vai bem. Se você vem percebendo fome em excesso, sobrepeso inesperado ou, até mesmo, cansaço acima da média ao longo do dia, é sinal de que está na hora de procurar um nutricionista.

Dentre alguns outros benefícios que surgem na vida de quem deseja saber como ter uma alimentação saudável, estão:

  • Estabilidade do peso;
  • Melhor funcionamento do intestino;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Controle de doenças como a diabetes e a hipertensão;
  • Aumento nas funções cognitivas.

Alimentos de base

alimentacao saudavel

Existem muitos alimentos que precisam ser adicionados à nossa dieta para que ela seja completa e satisfatória. É por isso que os alimentos de base existem, permitindo que haja um equilíbrio entre o bem-estar físico e as funções do nosso organismo ao longo de seu consumo. Alguns dos principais alimentos de base são:

  • Verduras;
  • Feijão;
  • Arroz;
  • Grãos de trigo;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Frutas.

Para quem busca entender como ter uma alimentação saudável, é importante lembrar que os alimentos processados perdem a sua estrutura nutricional ao passar por esse processo. É por isso que eles não agregam em nada para o nosso organismo e podem acabar nos fazendo aumentar de peso.

O que devemos comer para ter uma alimentação saudável?

Depois de entender um pouco mais sobre uma alimentação equilibrada, é preciso falar sobre os tipos de alimentos que precisam ser consumidos no dia a dia para que o organismo não sofra com qualquer tipo de ausência ao longo das semanas. São eles:

  • Carboidratos complexos;
  • Proteínas animais;
  • Proteínas vegetais;
  • Gorduras monoinsaturadas;
  • Fontes de ômega 3;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina A.

Os carboidratos complexos são ideais para quem está buscando saber como ter uma alimentação saudável. É por meio deles que conseguimos captar a nossa energia para realizar atividades cotidianas, como limpar a casa ou fazer uma breve caminhada para deixar a saúde em dia.

As proteínas devem ser consumidas moderadamente, sendo necessário consumi-las tanto em sua origem vegetal quanto animal. No entanto, muitas pessoas conseguem se manter em uma dieta completamente vegetariana sem ter maiores probl emas. As fontes de proteína mais recomendadas são o feijão, a lentilha, os ovos e os peixes.

Por fim, é necessário falar sobre as gorduras para saber como ter uma alimentação saudável. Muitas delas oferecem uma boa fonte de ômega 3, como é o caso do salmão e da sardinha. O abacate e o azeite também podem ser ótimas opções.

Uma dica extra é nunca esquecer que uma alimentação saudável precisa estar aliada a exercícios físicos. Calce o seu melhor tênis e faça sua caminhada ao menos 3 vezes durante a semana. Use roupas confortáveis e resistentes, veja sobre roupas para academia em Adriana Maria Mota Fitness.

Conclusão

Agora que você sabe como ter uma alimentação saudável, comece a colocar as dicas em prática e compartilhe este conteúdo!

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *