Cozinha Chinesa – 5 principais escolas de culinária!

Compartilhe

A cozinha chinesa é uma das mais antigas do mundo, afinal, a cultura oriental que o país carrega consigo foi construída por milênio, e atualmente pode ser provada em qualquer lugar do mundo.

Embora a cozinha chinesa seja conhecida em todo o mundo, sua versão, que os ocidentais estão acostumados a comer, é uma das principais variações da autêntica culinária da China.

Essa mudança ocorreu ao longo do tempo, uma vez que os costumes locais e os donos de restaurantes queriam se adaptar aos paladares ocidentais.

Como resultado, a comida chinesa no Ocidente costuma ser uma mistura de diferentes elementos de sua culinária, com uma série de ingredientes e estilos ocidentais incorporados apenas para garantir o sabor.

Dada a enorme variedade de clima, agricultura local, comércio e muitos outros fatores, pode haver profundas diferenças entre essas escolas de culinária diferentes. Leia com a gente e conheça 5 cozinhas chinesas!

Cozinha chinesa Cantonesa

Esta cozinha chinesa é originária da região de Guangdong. Caracteriza-se pelo uso de ervas e especiarias, embora empregue quantidades moderadas de ingredientes muito frescos.

Os pratos são frequentemente fritos ou cozidos no vapor. Por se tratar de uma província litorânea, sua culinária aproveita os frutos do mar junto com a carne bovina, frango e porco.

No entanto, a cozinha cantonesa também é famosa por usar quase tudo que seja comestível, como pernas de rã, vísceras, pernas de frango e caracóis.

comida china

Dado o grande número de emigrantes desta região, grande parte da comida chinesa disponível no Ocidente vem de pratos cantoneses, que incluem carne de porco aromatizada com mel, tofu vermelho fermentado, molho de soja e molho hoisin.

Claro, não tem como falar sobre a culinária chinesa cantonesa sem mencionar o dim sum, também chamado de yum cha. Dim sum é uma coleção de pequenos pratos, geralmente acompanhados com uma quantidade infinita de chá e consumidos como café da manhã ou da tarde.

Os pratos de dim sum incluem pãezinhos cozidos no vapor, ravióli, coxas de frango, costelas e arroz cozido no vapor, servidos em folhas de lótus, além de sobremesas como pastéis de nata e pudim de coco ou manga.

Cozinha chinesa de Sichuan

Esta cozinha chinesa é originária da região sudoeste de Sichuan e é conhecida pelos seus sabores fortes e picantes, uma vez que fazem uso do alho de Sichuan e pimenta, esses que são apreciados pelo seu extraordinário efeito de dormência na boca.

Entre os pratos mais renomados de Sichuan estão o frango Kung Pao, prato em que o frango, frito, é servido com legumes, amendoim e pimenta de Sichuan e o mapo tofu, servido com molho de pimenta malagueta e feijão preto fermentado com picadinho de carne (geralmente porco ou bovino).

comida chinesa

Sichuan também é famosa pelo guisado, um tipo de cozimento em que os ingredientes são cozidos na mesa, em uma panela redonda, aquecida e recheada com caldo.

O frango Kung Pao leva o nome de Ding Baozhen, um governador regional de Sichuan que viveu durante o século 19, cujo título era “gong bao”. Devido à sua relação com o antigo regime feudal, durante a Revolução Cultural este prato foi considerado “politicamente incorreto”, sendo então renomeado como Kung Pao.

Cozinha chinesa de Jiangsu

Esta cozinha chinesa é originária da província de Jiangsu, um distrito costeiro onde está localizado o famoso Delta do Rio Yangtze, um aglomerado urbano composto por 16 cidades.

Jiangsu é conhecida como “yu mi zhi xiang” (terra do peixe e do arroz): os peixes são abundantes, assim como mariscos frescos. A gastronomia desta província oferece pratos de carne e peixe que derretem na boca.

Amados pelas autoridades, esses pratos costumam ser servidos em recepções oficiais: por exemplo, alguns pratos da cidade de Huaiyang foram servidos em 2002 em um banquete em homenagem ao então Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

comida chinesa 2

Entre os pratos mais conceituados de Jiangsu estão às almôndegas “cabeça de leão”, feitas com carne de porco refogada e cozida com legumes.

A cidade de Nanjing é famosa por seu pato seco e salgado, além do arroz frito Yangzhou, que é uma mistura de arroz frito acompanhado de carne de porco, camarão, cebolinha, ovos e vegetais, também conhecido nos restaurantes chineses ocidentais como arroz frito caseiro ou arroz frito especial.

Cozinha chinesa de Hunan

A cozinha chinesa de Hunan é conhecida pelos seus mais de 4.000 pratos coloridos e sabores picantes.

comida chinesa

Enquanto a culinária de Sichuan é conhecida como anestesiante e picante, devido ao uso de grãos de pimenta de Sichuan, a culinária de Hunan é conhecida como seca e picante, pois utiliza apenas a pimenta malagueta.

Embora ambas as cozinhas usem muito óleo, em comparação com a culinária de Sichuan, a culinária de Hunan também usa mais ingredientes defumados.

Entre os pratos mais famosos de Hunan estão o frango Dong’an, que é um prato frio de frango grelhado, temperado com pimenta, vinagre de arroz, gengibre, além do porco vermelho do Presidente Mao, refogado com gengibre, alho, especiarias, pimenta, molho de soja e vinho de arroz. Diz-se que era o prato favorito do presidente Mao, originário da região de Hunan.

Cozinha chinesa de Zhejiang

Essa cozinha chinesa é nativa da província costeira de Zhejiang, por isso utiliza peixes e frutos do mar frescos.

Ao contrário da culinária da vizinha província de Jiangsu, ao norte, aqui se aprecia o sabor crocante, portanto, muitos alimentos são servidos crus ou quase crus, com um sabor leve e refinado comparável ao da comida japonesa.

Entre os pratos mais renomados de Zhejiang estão o porco Dongpo, que é barriga de porco cozida com vinho de arroz e molho de soja e o frango de mendigo, que é frango recheado, embrulhado em argila e cozido lentamente em fogo baixo. Vale ressaltar que o cozimento desse último pode levar até seis horas.

E aí, qual cozinha chinesa da lista mais lhe chamou atenção? Algum prato lhe deixou com água na boca? Então está na hora de preparar as malas e viajar para conhecer mais sobre a culinária local da China. Até a próxima!

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *