Dicas para cuidar da sua saude mental de forma eficaz

Compartilhe

O estresse e a preocupação causados ​​pela pandemia COVID-19 foram amplificados pelas restrições e solidão do confinamento. Nessas ocasiões, e conforme avançamos, é mais essencial do que nunca cuidar de sua saúde mental. 

 

Vamos analisar no decorrer do artigo como cuidar da nossa saúde mental é muito importante para vivermos uma vida saudável e feliz.

O que é saúde mental? 

saude mental

Vamos começar com uma definição de saúde mental. O termo saúde mental refere-se ao bem-estar emocional, psicológico e social de um indivíduo. 

Quais são os problemas de saúde mental?

 

Portanto, quando falamos sobre saúde mental, estamos falando sobre fatores internos e externos que afetam um indivíduo e sua saúde emocional e bem-estar. E quando usamos termos como ‘problemas / distúrbios / problemas de saúde mental’, estamos falando sobre condições que afetam o humor, a maneira de pensar e a capacidade de lidar com uma pessoa. 

 

Há uma série de problemas de saúde mental que podem nos afetar, e muitos deles são mais comuns do que você imagina como tratamentos para depressão e ansiedade. Um estudo realizado descobriu que 1 em cada 6 pessoas relatou ter um problema comum de saúde mental a cada semana. Da mesma forma, dados mostram que cerca de 18,1% da população apresenta transtornos de ansiedade todos os anos.

 

A lista de problemas de saúde mental que podem afetar as pessoas é bastante longa e variada. Além do mais, esses diagnósticos só podem ser feitos por um médico ou profissional de saúde mental. No entanto, alguns exemplos comuns incluem: 

 

  • Transtornos do humor, como depressão e transtorno bipolar
  • Transtorno de ansiedade generalizada
  • Transtornos de estresse pós-traumático
  • Distúrbios alimentares 
  • Transtornos de personalidade

 

Em cada uma dessas categorias, muitas vezes existem várias condições. Normalmente, os profissionais médicos classificarão essas questões usando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

saude mente

Por que sua saúde mental é importante? 

Então, por que é importante cuidar de sua saúde mental? Como vimos em nossa definição, é um assunto que pode ter implicações de longo alcance. Cuidar de sua saúde mental pode afetar seu bem-estar pessoal, relacionamentos, resiliência e vários outros fatores. Vamos explorar algumas dessas áreas em mais detalhes: 

Bem estar 

 

Muitos estudos mostraram a ligação entre saúde mental positiva e bem-estar geral. Na verdade, os dois conceitos estão intimamente ligados, e muitos sugerem que a saúde física e mental muitas vezes devem ser abordadas simultaneamente. 

 

Existem vários exemplos onde esta ligação entre saúde mental e física é observada, alguns dos quais são descritos em nossa etapa inicial sobre dieta e saúde mental: 

 

  • Pessoas com transtornos mentais graves têm um risco significativamente aumentado de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.
  • Pessoas que sofrem de depressão também apresentam risco aumentado de doenças cardiometabólicas, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Esses distúrbios – por sua vez – aumentam o risco de depressão. 
  • Indivíduos com distúrbios gastrointestinais são muito mais propensos a ter uma prevalência maior de sintomas mentais adversos, como depressão e ansiedade.
  • Pessoas com depressão geralmente relatam sintomas gastrointestinais, como diarréia, constipação e distensão abdominal.

Relacionamentos

 

As pessoas ao nosso redor e nosso lugar na sociedade desempenham um papel significativo em nossa saúde mental. Estudos mostram que aqueles que estão mais conectados socialmente são geralmente mais felizes, mais saudáveis ​​e vivem mais do que aqueles que estão menos conectados. 

 

Aqueles que lutam com sua saúde mental podem, às vezes, achar difícil manter esses relacionamentos, o que muitas vezes pode piorar as coisas. Novamente, isso prova por que a saúde mental é importante. Você pode ler mais sobre saúde mental e saúde psicossocial em nossa etapa aberta.

Como cuidar da sua saúde mental 

mental saude

Agora que sabemos o que é saúde mental e por que o bem-estar mental positivo é tão essencial, vamos examinar algumas maneiras pelas quais você pode cuidar de sua própria saúde. Claro, é importante primeiro observar que você deve procurar um profissional médico se estiver lutando com sua saúde mental. 

 

A seguir, destacamos algumas técnicas para cuidar de sua saúde mental. Muitos deles são apoiados por evidências, embora nem todos os métodos sejam adequados para todos. Além disso, eles não representam uma ‘cura’ para problemas de saúde mental eles ajudam a promover uma saúde mental positiva. 

Obtenha ajuda quando precisar

 

O primeiro passo para cuidar de sua saúde mental é procurar ajuda quando você estiver lutando. Seja conversando com um ente querido ou procurando um profissional médico, obter ajuda quando necessário é um passo importante. 

Reconhecer os sinais 

 

Outra forma importante de cuidar da sua saúde mental é reconhecer os sinais de que algo está errado. Claro, todos nós temos dias ruins de vez em quando. No entanto, conhecer os sinais de problemas de saúde mental pode ajudá-lo a agir quando necessário. 

 

Aprender sobre alguns dos sintomas de problemas de saúde mental pode ajudar. Da mesma forma, anotar seus próprios sentimentos e experiências pode ajudá-lo a identificar quando as coisas não estão muito certas. 

Fale sobre isso

 

Embora nem sempre seja fácil, falar sobre seus sentimentos pode ajudá-lo a manter uma boa saúde mental. Isso não apenas pode ajudá-lo a lidar e superar seus fardos mentais, mas também pode ajudá-lo a se sentir apoiado e a se conectar com outras pessoas. 

 

As terapias da fala, como a TCC, costumam ser usadas para tratar problemas como depressão e ansiedade. 

Cuide de sua saúde física 

 

Os laços entre saúde física e mental são frequentemente destacados, e cuidar de uma muitas vezes ajuda a manter a outra. Muitos estudos mostraram que manter-se fisicamente ativo pode melhorar sua saúde mental. 

 

Por exemplo, exercícios regulares podem ajudar a dormir, melhorar seu humor e ajudá-lo a controlar o estresse e a ansiedade. Um estudo até mesmo mostrou uma diminuição de 26% nas chances de ficar deprimido para cada grande aumento na atividade física medida objetivamente. 

 

Certifique-se de ter algum tempo para se exercitar regularmente. Quer seja uma caminhada regular, um passeio de bicicleta ou uma ida à academia (se eles estiverem abertos), até mesmo uma pequena quantidade de exercícios pode fazer você se sentir melhor. 

Trabalhe em sua rotina de sono 

 

Novamente, vários estudos detalham as ligações entre o sono e a saúde mental. Aqueles que sofrem de problemas de saúde mental podem descobrir que isso afeta seu padrão de sono. Da mesma forma, aqueles que lutam para dormir podem correr um risco maior de desenvolver certas doenças mentais. 

Experimente meditação 

 

Existem várias técnicas que podem ajudá-lo a manter uma saúde mental positiva. Duas que foram estudadas em detalhes (e estão intimamente ligadas) são as práticas de atenção plena e meditação. Além de diminuir o estresse, essas técnicas comprovadamente melhoram a saúde mental e o bem-estar. 

 

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *