Pães de Fermentação Natural são mais saudáveis? Saiba aqui!

Compartilhe

Confira seus benefícios e se os Pães de Fermentação Natural são mais saudáveis, saiba tudo aqui!

No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais evitando os pães industrializados e buscando alternativas mais saudáveis, muitas vezes, fazendo os próprios pães em casa, principalmente quando falamos em pães de fermentação natural. No artigo de hoje você vai entender o que eles tem de diferente e por que dizem que eles são mais saudáveis.

Acompanhe conosco e veja inclusive como aprender a fazer em casa

O que são os pães de fermentação natural?

Os pães de fermentação natural, são aqueles que não levam os fermentos industrializados e sim ingredientes naturais, com uma fermentação muito mais demorada. Um desses pães é o sourdhoug, que se tornou bem famosos nos dias de hoje. Sourdough (“massa azeda”) é a denominação inglesa  para o pão feito com leveduras selvagens. Os franceses o chamam de Pain au Levain, pão de levedura. Essas leveduras são um conjunto de micro-organismos, normalmente uma associação entre bactérias e fungos, presentes na natureza, no ar, na casca das frutas e cereais, nas farinhas.Esse pão data de 1500 antes de cristo, e respeita o tempo que a massa precisa para crescer. Pães feitos com fermentação natural possuem uma textura e sabor completamente diferentes. São mais aerados, azedinhos e com uma casca crocante inigualável. Geralmente são os pães com aspecto mais rústico que vemos para vender.

Pães de Fermentação Natural são mais saudáveis 2

Como esses pães são feitos?

Eles são feitos basicamente com farinha e água(nada de ovo, pó royal e outras coisas), ele leva o dobro de tempo de um pão feito com fermento industrializado. Ele é feito pela fermentação da massa, usando lactobacilos e leveduras que ocorrem naturalmente. O pão de fermento tem um sabor mais amargo e melhores qualidades de manutenção do que os pães feitos com fermento de padeiro, devido ao ácido lático produzido pelos lactobacilos.isso resulta em um pão muito mais saudável!

Pães de Fermentação Natural são mais saudáveis?

Uma fatia de soudhoug por exemplo é muito mais nutritiva que o pão branco convencional em termos de conteúdo de proteínas, vitaminas e minerais, bem como na presença de prebióticos. Embora tudo deva ser saboreado com moderação, este é certamente um pão do qual você se sentirá bem.Aqui está a informação nutricional para uma fatia média (64g) de pão fermento:

Calorias: 170; Gordura: 1,5g; Gordura saturada: 0g; Carboidratos: 33g; Sódio: 390mg; Fibra: 1g; Açúcar: 3g; Açúcares adicionados: 0g; Proteína: 7g; Cálcio: 2%; Potássio: 2% DV; Ferro: 15% DV

Pães de Fermentação Natural são mais saudáveis

veja alguns dos seus benefícios para a saúde:

Alto valor nutritivo – Pão Sourdough é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes A farinha integral é naturalmente rica em vitaminas B, vitamina E e uma variedade de minerais e antioxidantes, que são eliminados quando a farinha é refinada, razão pela qual o pão branco é tantas vezes fortificado artificialmente. A vantagem da massa fermentada é que o lento processo de fermentação parece melhorar a biodisponibilidade desses importantes nutrientes, o que aumenta sua concentração e facilita sua absorção pelo corpo.

Livre de conservantes e químicas – a fermentação natural usa apenas o fermento natural, água e trigo.Sem precisar da adição de conservantes e compostos químicos pesados, alguns até cancerígenos. Sem esses componentes, o pão artesanal é muito mais saudável.

Melhor digestão –Além de saboroso, ele não contém aditivos químicos e não causa aquela sensação desagradável de estufamento.A fermentação natural é um processo muito mais lento do que o fermento industrializado, podendo levar de 6 a 24 horas. Especialistas em nutrição explicam que como a maior parte do gás carbônico é liberado durante este período, na hora da digestão, o pão artesanal é muito mais leve e não fermenta no organismo, evitando desconfortos abdominais e inchaço.

Assim, o Sourdough é uma alternativa mais saudável do que o pão branco ou integral normal. Embora tenha nutrientes comparáveis, os níveis mais baixos de fitato significam que é ele mais digestível e nutritivo. Os prebióticos também ajudam a manter as bactérias intestinais felizes e podem ser menos propensos a aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Curso de Pães de Fermentação Natural Love Bakes – Aprenda!

curso pao sem lactose

Indo direto ao assunto, o Curso de Pães de Fermentação Natural namu cursos é um curso que te ensina o passo a passo para fazer pães de fermentação natural em casa, com vídeo aulas teóricas e mão na massa extremamente organizadas e detalhadas. Você terá acesso a técnicas profissionais de panificação artesanal apresentadas.

Nesse curso a chef internacional Gabi Rabelo ensinará como identificar os produtos que você pode ou não comer além de receitas de dar água na boca de pães, bolos e tortas livres de glúten e lactose.

E é claro, pensando em você, a professora Gabi Rabelo preparou um curso tão completo que ensinará, também, como preparar diversos tipos de farinhas e insumos para você preparar suas receitas super variadas e criativas. Incrível, né?

Olha só o que você terá acesso ao fazer o CURSO DE PÃES DE FERMENTAÇÃO NATURAL

curso sem gluten

Mais de 30 aulas teóricas e práticas que vão te ensinar a fazer suas próprias receitas de pães, bolos e tortas saudáveis sem glúten e sem lactoseCurso desenvolvido totalmente para o ambiente online e para o método de aprendizagem à distância

Aprender a identificar produtos que os intolerantes ao glúten e a lactose podem ou não comerApoio focado e rápido dos professores para tirar todas as dúvidas que os alunos tiverem sobre as aulasDiversas opções de acompanhamentos como manteigas, queijos, vegetais, requeijão cremoso e maionese

Diversas receitas de farinhas e insumos para te dar liberdade de ampliar suas receitas

 

Referências – BBC good food

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *