Por que incluir o açaí na sua alimentação

Compartilhe

O famoso açaí, fruto natural da região amazônica, é considerado um superalimento e uma das frutas mais poderosas na alimentação, se tornando popular em todo o Brasil e passando sua fama a nível internacional. 

Mas, seu sabor não é a única vantagem que encontramos nesse fruto. Ele é rico em ômega-9, também em antioxidantes naturais, como por exemplo os polifenóis, rico em ferro e vitaminas do complexo B, o açaí é uma fruta que pode melhorar vários aspectos da nossa saúde e metabolismo corporal.

acai saudavel

Existem  alguns estudos que indicam que o açaí possui maior quantidade de antioxidantes, como a antocianina, do que nas amoras e mirtilos. Sendo assim, consumir açaí com frequência, associado com uma dieta equilibrada, pode trazer vários benefícios para a saúde, como por exemplo, a prevenção do envelhecimento precoce e fortalecimento do sistema imunológico .

Este fruto é muito conhecido e utilizado no preparo de bebidas, geleias, doces e sorvetes, e pode ser encontrado na forma de fruto, polpa congelada ou suplemento nutricional.

 

Benefícios do Açaí

O primeiro ponto positivo do Açaí é que ele é rico em vitaminas C e E, que são fortes antioxidantes. Mas, o que isso significa? Pois bem, como o nome sugere, essas moléculas são responsáveis ​​por prevenir a oxidação celular, que conseguem lutar contra os radicais livres, moléculas que afetam a parede celular quando estão de forma excessiva no corpo humano.

acai beneficios

Deve-se ressaltar que esse tipo de problema tem múltiplas consequências, incluindo o possível desenvolvimento de câncer, pois a doença começa com células oxidadas. Mas isto não é tudo. Por não serem saudáveis, eles acabarão se desgastando mais, levando ao envelhecimento prematuro. Sem falar que, em geral, os antioxidantes fortalecem o sistema imunológico e protegem o organismo de doenças.

 

Rico em fibras

Outro grande benefício associado ao consumo do açaí é que essa fruta é rica em fibras. Isso significa que vai dar às pessoas uma sensação de saciedade e evitar que comam muito. É isso mesmo, é por isso que muitas pessoas usam um copo grande de açaí em vez de uma refeição. Mas, as fibras têm outra vantagem: ajudam a regular os intestinos e a evitar prisão de ventre e diarreia. Como resultado, os nutrientes podem ser melhor absorvidos pelo corpo para garantir que continuem a funcionar normalmente.

 

Açaí faz bem para o coração

Muitas pessoas não sabem, mas o Açaí também é um grande aliado para o coração. Isso porque contém uma grande quantidade de antocianinas, e as antocianinas são os nutrientes que causam a coloração roxa do fruto. Esta substância pode prevenir a degeneração celular, e a própria degeneração celular pode prevenir problemas cardiovasculares. Mas, fora isso, o açaí é na verdade um concentrado de polifenol, que por sua vez aumenta o fluxo sanguíneo para o coração, mantendo-o saudável e resistente.

 

Seu consumo promove o ciclo menstrual

O açaí é uma fruta rica em sais minerais, como ferro e fósforo. Mas, é o cálcio que reduz o desconforto das mulheres durante o ciclo menstrual. Isso ocorre porque evita desconfortos, como cólicas e inchaço. Mas, além disso, seus outros nutrientes também podem prevenir problemas como anemia, irritabilidade e até arritmia.

 

Açaí é uma ótima bebida energética

Pessoas que se exercitam devem fazer do açaí seu aliado, pois ele pode fornecer mais energia para o corpo. Lembre-se: é uma fruta muito calórica, o que é bom para quem pratica esportes, mas é péssimo para quem quer emagrecer. Se você se deparar com a segunda situação, é melhor ingerir uma pequena quantidade todos os dias.

 

Diante de tudo isso, fica bem claro o motivo de incluir o açaí na sua dieta! Ele vai ser um grande aliado na sua saúde e energia. Mas, não esqueça, use com moderação. Ao buscar um açaí para comprar, seja pronto ou para fazer receitas em casa, busque aqueles que possuam menos aditivos possível. Prefira os açaís sem xarope de guaraná, açúcar, sucralose e qualquer outro composto com nomes estranhos. Quanto mais natural, melhor.

Quer saber mais sobre o mundo da saúde e alimentação fitness? Acompanhe o escolhafitness.com e fique por dentro do mundo da suplementação e vida saudável.

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Receita FIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *