Você conhece os perigos da obesidade? Ela hoje é a causa de milhares de mortes todos os anos no Brasil e um dos piores problemas de saúde do mundo!
Como podemos definir obesidade?
A obesidade é o acúmulo de gordura corporal em excesso. Pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) pode-se apontar que a obesidade é diagnosticada quando nosso Índice de Massa Corporal (IMC) estiver acima de 30.
Para descobrirmos esse número devemos dividir o peso pela altura ao quadrado, ou seja:
IMC = Peso / Altura x Altura
Qual é o seu IMC?
Causas e Fatores de Risco da Obesidade
O maior e mais comum fator de risco e de causa para a obesidade é a falta de equilíbrio entre as calorias que são consumidas e as que são gastas. Isso quer dizer que, se ingerimos mais calorias e gastamos poucas, a tendência é o aumento de peso, pois o organismo vai acumular essas calorias em forma de gordura.
A obesidade é uma condição que acontece com pessoas que:
- Possuem problemas genéticos (pouca parte da população possui esse tipo de obesidade),
- Comem exageradamente, preferindo alimentos que são muito calóricos, e esquecendo-se dos alimentos essenciais, como frutas, verduras e legumes,
- Gastam poucas calorias – sedentarismo principalmente, além de outros erros de comportamento,
- Possuem transtornos psicológicos: casos de depressão, estresse, ansiedade, conflitos emocionais, solidão e rejeição são alguns exemplos. Para compensar esses sentimentos, a pessoa tende a se alimentar em demasia, criando uma compulsão alimentar.
É claro que nossa atual vida moderna também proporciona essa formação de males, especialmente a tecnologia que procura nos manter mais confortáveis (e sem perdermos muito tempo e energia).
Como Podemos Tratar o Excesso de Peso?
A obesidade, acima de tudo, deve ser tratada através das mudanças de estilo de vida. Não permaneça com o foco na perda peso, mas sim na questão de melhorar sua saúde.
Para realizar tal ação, precisamos entender que dois itens são imprescindíveis para chegar ao sucesso e ao avanço contra a obesidade:
- Reeducação alimentar e prática de exercícios físicos.
Uma dieta em baixas calorias e um aumento/início de práticas esportivas é uma grande combinação para diminuir os riscos e as consequências da obesidade. Dependendo o caso, pessoas também possuem o auxílio de remédios contra esse problema de saúde.
Tratamentos mais agressivos tendem a incluir cirurgias.
Contudo, um fator também que precisa ser levado em conta é o seu comportamento. O lado emocional é extremamente atingido, e isso não pode ser esquecido! Fuja dos pensamentos negativos e mantenha o foco em seus objetivos, sempre pensando em sua saúde em longo prazo.
Os Perigos da obesidade no Corpo
Por que devemos tratar a obesidade? Para muitos, a questão é voltada apenas para a estética, já que magreza é sinônimo de beleza, especialmente quando damos muita atenção aos padrões impostos pela sociedade.
No entanto, a obesidade é um dos piores males do século e com tal título, devemos estar cientes dos perigos que ela oferece ao nosso corpo.
Quando em crianças ou adolescentes as consequências da obesidade se tornam ainda mais graves. O motivo? O crescimento que ainda virá. A obesidade pode afetar diretamente o desenvolvimento e até diminuir alguns anos de vida das mesmas.
Pessoas com obesidade podem sofrer com diversas complicações de saúde, entre elas:
- Diversos tipos de câncer, sendo que em homens o de próstata e do colo-retal são os que possuem mais risco, enquanto que nas mulheres são o de mama, endométrio, ovário e útero.
- Doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial são as mais comuns.
- Aumento do colesterol e triglicerídeos.
- Diabetes tipo 2
- Problemas respiratórios: dificuldades em respirar, cansaço frequente e apneia de sono.
- Desgaste de articulações e ossos.
- Problemas de infertilidade e incontinência urinária em homens.
- Mau funcionamento de rins, produção de pelos em excesso e problemas de ausência de menstruação em mulheres.
Não podemos esquecer-nos dos problemas emocionais que a obesidade acarreta, principalmente em relação à falta de autoestima, isolamento social, depressão, ansiedade e até mesmo discriminação por parte de familiares, amigos e colegas de trabalho.
Para mostrar que a obesidade é algo sério, vamos lembrar que ela causa morte precoce, ok? Ela deve ser cuidada e tratada assim como todos os outros problemas de saúde existentes!
Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário!