Tratamentos de Fisioterapia – Conheça essa Terapia

Compartilhe

A fisioterapia é uma das áreas da saúde que mais auxiliam na reabilitação, prevenção e tratamento de doenças e lesões que afetam o movimento humano. A fisioterapia tem evoluído significativamente ao longo do tempo, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

A evolução da fisioterapia

fisioterapia

Surgida no final do século XIX, quando a poliomielite e outras doenças neurológicas começaram a afetar um grande número de pessoas, a fisioterapia era conhecida como “ginástica médica” e consistia principalmente em exercícios de fortalecimento muscular para pacientes com paralisia.

Com o tempo, a fisioterapia evoluiu para incluir uma ampla gama de técnicas e abordagens terapêuticas, incluindo terapia manual, exercícios terapêuticos, técnicas de relaxamento, eletroterapia, entre outras. 

Essas técnicas permitem que os fisioterapeutas tratem uma ampla variedade de condições, incluindo lesões musculoesqueléticas, dor crônica, doenças respiratórias e neurológicas, entre outras.

Além disso, a fisioterapia também se tornou uma parte integrante do tratamento de doenças crônicas, como artrite, diabetes, hipertensão e obesidade. Os fisioterapeutas trabalham com pacientes para desenvolver programas de exercícios personalizados que ajudam a prevenir e gerenciar essas condições.

 

Como vemos, a importância da fisioterapia na saúde humana não pode ser subestimada. Os fisioterapeutas ajudam a restaurar a mobilidade e a função em pacientes que sofreram lesões ou doenças. Eles também ajudam a prevenir lesões e melhorar o desempenho em atletas profissionais e amadores.

 

Com o avanço da tecnologia e das técnicas terapêuticas, os fisioterapeutas têm sido capazes de oferecer tratamentos mais eficazes e personalizados para uma ampla variedade de condições de saúde, ajudando as pessoas a recuperar a mobilidade, a função e a independência.

Quais as principais terapias fisioterápicas?

 

A fisioterapia se utiliza de uma variedade de técnicas e terapias para tratar condições musculoesqueléticas, neurológicas e respiratórias. Os fisioterapeutas avaliam o estado físico e funcional de cada paciente e desenvolvem um plano de tratamento personalizado que pode incluir uma ou mais das seguintes terapias:

 

Exercícios terapêuticos: 

Os exercícios são uma das principais terapias utilizadas na fisioterapia. Eles podem incluir exercícios de fortalecimento muscular, exercícios de flexibilidade, alongamentos e exercícios de equilíbrio.

 

Eletroterapia: essa terapia utiliza correntes elétricas para tratar dor, espasmos musculares, edema e outras condições. As técnicas de eletroterapia incluem TENS, estimulação muscular elétrica, ultrassom e outros.

 

Terapia ocupacional: essa terapia ajuda as pessoas a recuperar as habilidades motoras necessárias para realizar as atividades da vida diária. Os fisioterapeutas trabalham com os pacientes para melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força muscular e a mobilidade.

 

Respiratória: a fisioterapia respiratória ajuda a tratar doenças pulmonares e respiratórias, incluindo asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pneumonia. Os fisioterapeutas utilizam técnicas como exercícios respiratórios, incentivos respiratórios e drenagem postural.

 

Hidroterapia: a fisioterapia aquática utiliza a água como um meio para tratar lesões e doenças musculoesqueléticas. A água ajuda a reduzir o impacto nas articulações e a aumentar a resistência do corpo.

 

Terapia manual: essa terapia inclui técnicas de massagem, mobilização articular, manipulação e outras técnicas manuais para aliviar a dor, reduzir a inflamação e melhorar a função.

 

A relação complementar de quiropraxia e fisioterapia

 

A quiropraxia talvez seja uma dos exemplos mais claros da capacidade multidisciplinar do tratamento via fisioterapia. Apesar de serem duas áreas diferentes da saúde, elas também podem ser complementares.

 

Ambas as abordagens têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aliviando a dor e promovendo o bem-estar. A fisioterapia se concentra em ajudar os pacientes a recuperar a mobilidade, a força muscular e a flexibilidade após uma lesão, cirurgia ou doença. A quiropraxia, por outro lado, se concentra na coluna vertebral e no sistema nervoso, corrigindo desalinhamentos vertebrais, conhecidos como subluxações, que podem causar dor, disfunção e outros problemas de saúde.

 

Os pacientes que recebem tratamento de quiropraxia podem se beneficiar da fisioterapia para complementar o tratamento, e vice-versa. A fisioterapia pode ajudar a manter a mobilidade da coluna vertebral, além de aumentar a força e a flexibilidade dos músculos. A combinação das duas práticas pode ajudar a acelerar o processo de recuperação e melhorar a eficácia do tratamento.

 

Além disso, alguns fisioterapeutas podem ter formação em quiropraxia e vice-versa, o que lhes permite oferecer uma variedade mais ampla de terapias aos seus pacientes. Em alguns casos, os pacientes podem ser encaminhados para fisioterapia após receberem tratamento de quiropraxia para ajudar a manter os benefícios alcançados.

 

De maneira geral, o alinhamento das técnicas fisioterápicas e de quiropraxia são capazes de promover e acelerar processos de:

 

  • Alívio da dor;
  • Melhora da postura;
  • Aumento da mobilidade;
  • Fortalecimento muscular e do sistema imunológico;
  • Melhora a qualidade do sono.

 

A grande vantagem de contar com profissionais de fisioterapia e quiropraxia é ter uma abordagem não invasiva e não medicamentosa para cuidados de saúde, o que significa que é uma opção segura e eficaz para a maioria das pessoas. 

Além disso, as técnicas podem ser usadas para tratar uma ampla variedade de condições de saúde, como dores nas costas, dores de cabeça, lesões esportivas, artrite e outras condições musculoesqueléticas.

É importante ressaltar que as técnicas devem ser recomendadas por um profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Um quiropraxista licenciado e experiente pode avaliar suas necessidades individuais e ajudar a desenvolver um plano de tratamento seguro e eficaz para você.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *