Pirâmide alimentar: o que é? Como funciona?

Compartilhe

Você já ouviu o termo pirâmide alimentar? Pirâmide alimentar seria uma forma de dividir os alimentos por categorias e saber quanto uma pessoa deve consumir diariamente de cada alimento. Continue lendo e saiba mais sobre ela.

Pirâmide Alimentar – do que se trata?

Foi uma maneira desenvolvida em 1992 pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos. No sistema de pirâmide alimentar os alimentos são divididos em grupos para auxiliar as pessoas a saber quanto de cada grupo de alimentos deve ser consumido. É uma forma de planejar suas refeições saudáveis adequadamente sem dar uma escapada para consumir algo que não se encaixe aos grupos da pirâmide.

No que se baseia essa metodolodia alimentar?

Já vimos que o objetivo da pirâmide alimentar é auxiliar as pessoas na hora das refeições. Garantindo o consumo de alimentos saudáveis e promovendo a saúde diária. Sabendo de seu objetivo observa-se que a pirâmide se baseia em separa os alimentos por grupo. Cada país possui a sua própria pirâmide alimentas, como no caso do Brasil. Para fazer isso de forma coesa fatores como a população, a cultura, alimentação da região são levados em consideração.

Como funciona a pirâmide alimentar?

A pirâmide é dividida em quatro níveis sendo que cada espaço indica o quanto temos que consumir de cada grupo de alimentos. Os alimentos são divididos em porções do nível um ao nível quatro. São oito grupos alimentares presentes na pirâmide.

Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade. Por isso o quarto nível é os dos carboidratos.

No terceiro nível da pirâmide encontram-se os legumes, frutas e verduras. Enquanto o segundo nível é destinado aos alimentos ricos em proteína animal.

No topo da pirâmide encontram-se os alimentos que devem ser consumidos moderadamente ao longo do dia, como no caso da gordura e doces.

Os diferentes tipos de pirâmides alimentar

Conforme ficou entendido anteriormente existem fatores essências que são estudados para a realização de pirâmides alimentar. Dentre as pirâmides alimentares observa-se a Pirâmide alimentar Brasileira, Pirâmide norte-americana, Mediterrânea, vegana,  funcional, Pirâmide de Harvard e infantil. Todas as pirâmides levam em consideração os fatores vistos anteriormente.

Pirâmide Alimentar Brasileira

Em 2013 ficou disponível uma pirâmide alimentar em nosso país com o acrescimento de alimentos. A soja, o leite, salmão e peixes, frutas regionais, saladas com diferentes vegetais e sucos são alguns alimentos da pirâmide alimentar brasileira. O feijão que é um dos principais alimentos da cultura brasileira também encontra-se na pirâmide Brasileira.

marmitas fit lucrativo

Esse modelo funciona?

Uma das grandes dúvidas das pessoas que se deparam com as pirâmides alimentares é se elas funcionam. Pode-se dizer que nelas estão os alimentos essências para a saúde humana. Nela não encontra-se refrigerantes, industrializados e outros alimentos que não estão associados a saúde. Com certeza quem segue a riscas a pirâmide alimentar absorve seus benefícios, como a perca de peso ou melhora da saúde humana em geral.

Importante

Toda dieta só deve ser preescrita e recomendada pelo seu médico, que vai definir atavés de exames como estão suas taxas corporais e como você deve comer corretamente. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet.

Conclusão

Esperamos que tenham gostado das informações pessoal, já falamos aqui em outro artigo sobre o cachorro quente fit que é delicioso, sugiro leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *