Alimentos ricos em ferro e seus benefícios

Compartilhe

Conheça quais são os alimentos ricos em ferros e veja como incluir na sua alimentação!

O ferro é essencial para o transporte de oxigênio no sangue dos mamíferos e auxilia na produção de energia. Muitas pessoas possuem quadros de carência de ferro, como no caso da anemia. Se você já sofreu com essa carência sabe que as sensações de cansaço e fadiga são horríveis. Continue lendo e saiba quais os alimentos ricos em ferro.

alimentos ricos em ferrosAlimentos ricos em ferro

Alguns alimentos em específico são ricos em ferro como no caso da carne vermelha, fígado do boi, açúcar mascavo, do tofu, uva passa, feijão, cereais integrais, lentilha, vagem couve, espinafre, grão de bico, rúcula, semente de abóbora, algas, ostras damasco seco, entre outros.

Efeitos da falta de ferro no organismo

Entre os efeitos insatisfatórios da falta de ferro no organismo destacam-se a palidez, cansaço excessivo, fadiga, unhas fracas, queda de cabelo, dores nas pernas, taquicardia, dificuldade de concentração, dor de cabeça, tonturas e diminuição da libido. A deficiência do ferro pode levar a quadros de anemia e outras doenças. Crianças e gestantes devem consumir em maior quantidade esses alimentos.

Como aumentar a absorção de ferro?

Alimentos com vitamina C ajudam na absorção de ferro, ou seja, comer feijão com laranja é uma dica deliciosa e saudável. Depois que consumir alimentos ricos em ferro de um espaço de no mínimo uma hora antes de ingerir alimentos com cálcio como no caso do leite, pois o cálcio diminui a absorção do ferro pelo organismo. As leguminosas devem ser deixadas de molho por até 8 horas para que redução o ácido fítico que prejudica a absorção do ferro.

Tipos de ferro

Existem dois tipos de ferro presente nos alimentos e ambos agem de diferente maneira em nossos organismos. Confira a seguir os dois tipos de ferros que existem.

Ferro heme – é o tipo de ferro mais absorvido pelo organismo. Está presente nas carnes e a biodisponibilidade dele é 8 vezes maior do que a do ferro inorgânico.

Ferro inorgânico – esse tipo de ferro está presente nos cereais e nos vegetais.

Quais os benefícios de uma alimentação rica em ferro?

Sendo o ferro um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo sabe-se dos seus benefícios para o bom funcionamento cardíaco, para a oxigenação já que é através dele que o oxigênio é transportado para todo o corpo. Auxilia na imunidade, é fonte de energia e previne doenças como a anemia que pode levar a quadros mais sérios como no caso da leucemia que é uma doença autoimune. O ferro é bom para pele e previne várias doenças conforme vimos aqui.

Ferro em excesso

Poucas pessoas sabem, mas o excesso de ferro também não é bom para o organismo. Dificilmente, para não dizer impossível, uma pessoa vai consumir ferro em excesso. A causa do excesso de ferro no organismo está ligado a uma doença chamada hemocromatose. A hemocromatose pode ser primaria ou secundária. Sendo a primaria uma doença transmitida geneticamente e a secundária acontece devido a outras doenças sanguíneas como nos casos de anemia.

Gostaram das dicas? Já falamos aqui também sobre as receitas saudáveis que podem ajudar sua vida, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *