Sempre ouvimos pessoas dizerem que alimentos que possuem carboidrato são prejudiciais a saúde, engordam e que devemos tirá-los de nossa dieta. Mas você o motivo para ele ser tão odiado? Descubra aqui os males do carboidrato e saiba como reduzi-lo de sua dieta.
Carboidrato nada mais é que um nutriente produzido por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Presente em muitos alimentos que ingerimos no dia a dia, o carboidrato cumpre o papel de liberar glicose para o nosso organismo, fornecendo energia para as células e garantindo o bom funcionamento delas.
O que muitas pessoas podem não saber, é que existem dois tipos de carboidratos que possivelmente compõem sua dieta. Conheça eles agora.
O grupo dos carboidratos é divididos em carboidratos simples e complexos. Os carboidratos complexos são conhecidos como bons, as fibras presentes nele auxiliam no controle da glicose. Neste grupo, a ingestão do carboidrato é um pouco mais demorada que o normal, mas isso não é um problema, já que garantem a sensação de saciedade por mais tempo. E é por isso que quem deseja perder peso ou manter uma dieta saudável deve procurar por este tipo de carboidrato.
O carboidrato complexos não é difícil de ser encontrado e pode ser facilmente incluído em qualquer dieta. Procure incluir diversas frutas, legumes e vegetais no seu dia a dia. Sementes como a de abóbora, chia e lichia também são grande aliadas do bom carboidrato. Batatas e principalmente a batata doce são fontes ricas deste carboidrato.
Mas nem tudo são flores, e o carboidrato simples, considerado como ruim, é o mais presente na nossa rotina e muitas vezes não percebemos que extrapolamos no consumo destes diariamente.
Esse tipo de carboidrato é encontrado principalmente em alimentos industrializados e por isso perdem muitas das fibras necessárias e é transformado rapidamente em açúcar em nosso organismo, essa alta quantidade de açúcar pode desencadear doenças sérias como diabetes, obesidade além do incômodo do ganho de peso rapidamente.
Como reduzir carboidrato da sua dieta
O carboidrato simples e ruim, pode ser encontrado em alimentos como doces industrializados, refrigerante, pães brancos, batata frita/chips e massas refinadas.
Se assim como a gente você busca uma dieta rica em carboidratos bons, saiba agora dicas de como eliminar ou reduzir os carboidratos ruins da sua dieta e do seu organismo.
Preste atenção nos lanches Tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde, procure substituir os pães brancos por frutas como mamão, pêra, morangos, kiwi, tangerina e pêssego, que são ricas em bons carboidratos.
Procure um nutricionista Nada melhor que um especialista em alimentação para de dizer o que comer e como substituir os alimentos. Hoje em dia existem várias dietas que buscam tirar o carboidrato, como a famosa low carb. Procure um especialista e descubra qual dieta pode funcionar melhor para seu organismo.
Invista em fármacos especializados Além das dietas de emagrecimento sem carboidrato, também existem medicamentos que prometem reduzir o nível de absorção de açúcares e carboidratos do sangue.
É o caso do InSea2 que além do aumento da saciedade, muitos estudos já realizados, mostram que ele também garante a inibição da enzima amilase, evitando que parte dos açúcares vindos do carboidrato sejam absorvidos.
Já falamos em outro artigo sobre o emagtramina formula que é bem interessante tambem
Você já testou alguma das dicas? Conta para gente o que funcionou para você e não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas de saúde e bem estar.
1 Comment