Estudo recente no exterior, afirma que a famosa dieta low carb pode trazer problemas para saúde. Entenda o caso!
Uma das dietas mais famosas do mundo, que faz com que milhares de pessoas percam peso, tem sido colocada em xeque nos últimos tempos. A famosa dieta low carb tem sido a queridinha de médicos e nutricionistas, mas apesar dos resultados não está livre de questionamentos. No artigo de hoje, vamos falar se a dieta low carb traz problemas de saúde e por que devemos sempre procurar o médico antes de sair fazendo não so essa mas qualquer tipo de dieta, saiba mais abaixo.
Dieta LOW CARB pode trazer problemas para saude ?
Primeiro é preciso entender do que se trata a dieta e quais suas vantagens.A dieta low carb consiste em diminuir o consumo de carboidratos. Os carboidratos são a nossa fonte de energia; ao deixar de consumi-los, o corpo passará a usar a gordura armazenada como fonte de energia, gastando-a e consequentemente contribuindo para que o indivíduo perca peso.
Suas vantagens principais são:
- redução da fome;
- maior perda de peso;
- redução da pressão sanguínea;
- diminuição dos triglicerídeos;
- redução dos níveis de insulina no sangue;
- melhora do perfil de colesterol.
Mas por que dizem que ela tem problemas?
O que ocorre recentemente, é que um estudo, publicado no respeitado jornal da Sociedade Européia de Cardiologia, observou uma associação entre dietas com baixos níveis de carboidratos e um aumento do risco de mortalidade, sugerindo que os profissionais de saúde repensem as recomendações sobre restrição de carboidratos. O que difere esse estudo de todos os outros que existiam até hoje é que eles fizeram um estudo de coorte (que quer dizer analisar um conjunto de pessoas que têm algo em comum, no caso, adeptas das dietas low carb) usando um número muito grande de pessoas, o que seria representativo em nível nacional. Quanto maior o número de pessoas analisadas, mais próximo chegamos do que acontece realmente numa população. No estudo algumas pessoas foram acompanhadas por 12 anos.
Eles afirmam que as dietas com baixo carboidrato podem ter resultado no curto prazo para melhorar o peso corporal, a pressão arterial, os níveis de glicose e lipídios séricos e a esteatose hepática (gordura no fígado). Porém os pesquisadores viram que, a longo prazo, existe uma associação dessas dietas low carb com mortalidade em geral, doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e câncer. Além disso, essa associação é forte o suficiente para colocar em xeque a segurança desse tipo de dieta.
Qual as vantagens da dieta low carb quando feita com acompanhamento?
Vencer o diabetes é uma das premissas inegáveis da low carb. Porém, a permissão para mais gordura no prato pode ser um fator relevante quando o assunto é colesterol, por exemplo.
De certo, o que se sabe é que a Low Carb emagrece e bem rápido, além de proporcionar um aumento considerável de saúde àqueles que estão no sobrepeso.
Não se é rígido em relação à quantidade de carboidrato permitida na dieta low carb, pois existem variações com relação a valores específicos do macronutriente para serem consumidos diariamente.
Qual o veredito final? vale a pena fazer ou é perigosa?
O CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) repudia práticas relacionadas ao emagrecimento rápido, à desintoxicação do organismo ou à “limpeza do corpo” que prometem facilidades ou benefícios baseados no senso comum, com pouca ou nenhuma evidência científica, induzindo a modismos e padrões alimentares que podem causar danos à saúde e comprometer a segurança alimentar e nutricional.
“Especialmente no verão, aumenta o número de dietas que propõem emagrecimento rápido, desintoxicação do organismo ou mesmo mais disposição e vitalidade. Isso pode colocar a sua saúde em risco. O CFN recomenda que as pessoas analisem de forma crítica as informações divulgadas e busquem acompanhamento clínico somente do profissional inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas com jurisdição em seu estado”, declara a autarquia.
Para evitar futuras complicações, o CFN reforça a importância da consulta presencial para a elaboração do planejamento alimentar. Cada pessoa tem necessidades nutricionais e calóricas diferentes, por isso cada caso deve ser analisado individualmente.
Importante
Toda dieta so deve ser feita com o acompanhamento do seu médico. somente com seus exames que ele vai dizer se a low carb é indicada para seu caso, ou se você deve fazer outro tipo de dieta.
Novas informações podem ser adicionadas na matéria a qualquer momento!
Dúvidas e pedidos de matérias podem ser deixadas nos comentários.
Fontes da materia: Minhavida – globo.com – nutrição uol