Estudo revela que musculação pode fortalecer o cérebro

Compartilhe

Que fazer musculação ajuda a fortalecer os seus músculos com certeza você já sabe, não é mesmo? No entanto, a novidade revelada por um estudo é que essa atividade pode estar também ajudando o seu cérebro, principalmente evitando a perda de memória, por exemplo. 

Estudo revela que musculação pode fortalecer o cérebro

O relatório desse estudo foi divulgado no Journal of Applied Physiology, e mostrou que o treinamento de resistência, assim como o muscular, é capaz de aumentar a plasticidade neural, ou seja, a capacidade do cérebro de criar novas células e proteger as já existentes. Tudo foi comprovado em ratos com demência inicial. 

musculação pode fortalecer o cérebro

Além disso, outras pesquisas descobriram que os exercícios cardiovasculares melhoram a memória em adultos saudáveis, e que os exercícios físico de forma geral conseguem estabilizar doenças neurodegenerativas, como é o caso do Alzheimer. 

Quer saber mais sobre esse assunto e entender como o seu cérebro pode se beneficiar com a prática de atividades físicas? Então é só continuar a leitura deste conteúdo até o final. 

Treinamento muscular X memória

Como parte do primeiro estudo que foi mencionado acima, os pesquisadores colocaram alguns itens pesados em cima dos ratos, e fizeram eles subirem uma escada, tudo com o objetivo de simular um treinamento muscular. 

Logo após isso, em um grupo diferente de ratos, esses pesquisadores injetaram uma substância conhecida como lipopolissacarídeo intraventricular (LPS), responsável por induzir um comprometimento cognitivo leve no cérebro. Então, metade desses ratos começou um regime de treinamento com pesos.

 

Veja:  gosta de jogar futebol para manter a forma? Então veja os jogos do flamengo ao vivo para se preparar

 

Depois de seis semanas, todos os animais foram colocados, um a um, dentro de um labirinto com o objetivo de encontrar uma seção escura, já que roedores preferem locais escuros. 

 

musculacao pode fortalecer o cerebro

No início, o grupo de controle, ou seja, os ratos com peso que nunca foram injetados, conseguiu achar de forma muito rápida a seção escura, enquanto que os roedores com deficiências cognitivas leves levaram mais tempo para encontrá-la. De qualquer maneira, aquele grupo com comprometimento cognitivo e treinado com peso conseguiu alcançar o grupo de controle. Em alguns casos, por exemplo, foi até mais rápido e preciso. 

Por sua vez, aqueles roedores que estavam comprometidos cognitivamente e nunca foram treinados com peso continuaram com um desempenho ruim no teste. 

Ao observar tudo isso, os pesquisadores examinaram o tecido cerebral dos ratos e, assim, foram capazes de descobrir que os roedores treinados com peso possuíam mais hormônios e marcadores genéticos que aumentam a plasticidade neural. Com isso, deu para perceber a importância do treinamento muscular. 

 

Leia também:  prefere jogar futebol do que fazer musculação? Então assista os jogos do flamengo ao vivo para aprender jogadas incríveis

 

Mesmo que a pesquisa tenha sido feita apenas em ratos por enquanto, os pesquisadores sugerem que efeitos semelhantes podem ser encontrados também em pessoas que fazem musculação. 

A expectativa, é claro, é que novos estudos sejam feitos para realmente comprovar esse fato. Por enquanto, o que você pode fazer é começar a praticar exercícios físicos, uma vez que isso só fará bem ao seu corpo. O que está esperando para mudar os seus hábitos de vida? Comece agora mesmo e não se arrependa. Afinal, além do seu corpo o seu cérebro também ficará muito mais saudável. 

Caso tenha mais alguma dúvida sobre a pesquisa, é só deixar aqui nos comentários. 

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *