Quais os benefícios do açaí? De que forma essa super fruta pode nos ajudar em nosso cotidiano como fonte de vitaminas?
Hoje vamos falar de um superalimento verdadeiramente versátil e poderoso, o açaí: vamos revelar a você quais são os benefícios e propriedades dessa fruta extraordinária. Leia conosco e compreenda quais os benefícios do açaí.
O que é o Açaí?
Açaí são pequenos frutos azul-púrpura que se originam nas florestas tropicais da Amazônia.
Quais os benefícios do açaí? Sempre foram usados pelos nossos nativos devido as suas extraordinárias habilidades terapêuticas e hoje é considerado um superalimento capaz de dar energia e resistência, além de ser extremamente gostoso.
Graças aos seus poderosos efeitos benéficos, o açaí não é mais usado apenas como alimento básico, mas também está conquistando o meio gourmet devido a sua grande variedade de receitas, conquistando o mundo inteiro.
A incrível concentração de antioxidantes, devido à presença de seus corantes vegetais, as antocianinas, mas também a presença de fibras, vitaminas e minerais, fazem do açaí um excelente alimento para o corpo.
Quais os benefícios do Açaí: conheça suas propriedades
O açaí pode ser considerado um na lista dos dez melhores super alimentos, considerado como “fruta energética” devido ao seu poder antioxidante.
Os antioxidantes podem ser considerados os antagonistas dos radicais livres: em particular, as antocianinas desempenham uma ação antioxidante, capaz de neutralizar o envelhecimento precoce das células e tecidos.
As antocianinas combatem os radicais livres e protegem as células do estresse oxidativo.
Além disso, o açaí contém altos teores de ácidos graxos essenciais, grande quantidade de esteróis vegetais, contém fibras que auxiliam na digestão e finalmente é rico em minerais e vitaminas.
De que planta vem às bagas de Açaí?
Seu nome científico é Euterpe Oleracea, Euterpe era uma das musas gregas, enquanto Oleracea deriva do latim olis-oleris que significa “vegetal”: portanto, um vegetal digno de frutas semidivinas.
As palmeiras de açaí podem atingir 15-25m de altura, em local plano elas ficam mais baixas, enquanto onde a vegetação é mais densa elas crescem muito. São exuberantes nas áreas próximas ao Equador, mas a área onde há maior presença dessa planta é na nossa bacia amazônica.
O açaí é uma planta intimamente ligada a fatores climáticos, especialmente difundida nas planícies periodicamente submersas (chamadas de várzeas). É encontrada principalmente nas várzeas ou regiões fluviais da nossa Bacia Amazônica, conforme mencionado.
O que pode ser usado da planta de Açaí?
Existem testemunhos que permitem perceber que esta palmeira já era utilizada há três mil anos. A planta inteira pode ser usada, mas certamente as partes mais importantes são:
-
A polpa da fruta, ou seja, as bagas de açaí;
-
O palmito;
-
As sementes do açaí.
Quais os benefícios do açaí? Do ponto de vista nutricional, mas também do ponto de vista econômico, o mais importante é a polpa das bagas de açaí, da qual também se obtém o suco, que é um dos alimentos chave da dieta amazônica.
Os palmitos também são chamados de palmito de açaí, podem medir até 60cm e ter um diâmetro de 2 a 3cm e estão localizados acima da copa das palmeiras. Eles são considerados uma delícia. Têm sabor adocicado e podem ser consumidos em saladas ou na preparação de deliciosas sopas.
As sementes do açaí têm grandes dimensões, em parte são compostadas para obtenção de solo. Além disso, são usadas para dar à luz novas palmeiras ou como alimento para porcos. Às vezes, elas também são usadas para fazer artesanato local.
O processamento das bagas de Açaí
O processamento desta fruta ainda hoje é feito manualmente. Os colhedores sobem e cortam ou sacodem a planta fazendo com que os frutos caiam no chão. As bagas de açaí são então retiradas uma a uma e recolhidas num cesto.
Os frutos, uma vez recolhidos, são colocados dentro d’água, e após cuidadosamente lavados e escorridos. Posteriormente, a polpa do açaí é descolada da semente, esse processo é muito difícil e feito por pessoas especializadas.
Dentro de uma panela os frutos são massageados com energia e a polpa é passada por duas peneiras quadradas. A primeira peneira tem orifícios mais largos enquanto a segunda tem malhas mais finas e são colocadas umas sobre as outras enquanto os frutos são colocados no meio.
Pressionadas também graças ao uso de um pouco de água, as sementes são colocadas de volta na panela e massageadas novamente. Elas são pressionadas novamente para remover os últimos restos de polpa das sementes.
O processamento dessa fruta emprega muitas pessoas, cerca de 30 mil, e o açaí representa grande parte da renda das famílias brasileiras na região amazônica. O açaí, por muito tempo, foi alimento apenas para as populações rurais, mas nos últimos anos elevou seu status à condição de superalimento, e até mesmo gourmetizado, além de fonte de energia natural.
A fase de comercialização e exportação começou, portanto, há alguns anos. Isso acontece graças às modernas técnicas de liofilização, que permitem transportar grandes quantidades e manter intactas todas as suas propriedades.
Na verdade, depois de colhida, a fruta pode ser guardada por cerca de vinte e quatro horas, mas devido ao cuidado adequado, o sabor e suas propriedades permanecem inalterados.
Conheça o Açaí em pó
Você sabe quais são os benefícios do açaí em pó? O pó de açaí orgânico é considerado a melhor forma de integrar esta preciosa fruta em sua dieta. O açaí tem um sabor bom, por isso pode ser consumido exatamente na pureza, como qualquer outra fruta.
O pó de açaí pode ser dissolvido em água, vitaminas ou bebidas matinais para torná-lo fácil e agradável de consumir. Além disso, é o ingrediente chave da tigela de açaí, receita ideal para saborear em um café da manhã farto e nutritivo.
Você pode experimentar, utilizando este produto em muitas receitas de shakes, bolos e sobremesas. O açaí em pó também é usado na preparação de receitas de extraordinária beleza, como máscaras faciais, para desfrutar plenamente do poderoso efeito antienvelhecimento.
Quaisquer contraindicações de Açaí
O açaí não tem contraindicações particulares e sua ingestão não causa efeitos colaterais. Não é adequado somente para pessoas alérgicas ou sensíveis à fruta, pois pode causar reações inesperadas.
Melhor evitar se você estiver grávida e amamentando ou, em qualquer caso, tome apenas depois de falar com seu médico. Gostou de conhecer quais os benefícios do açaí? Até a próxima!