Boato se espalhou pela Internet, mas saiba a aqui a verdade! termômetro infravermelho faz danos a saude?
No mundo atual, a divulgação de notícias falsas e alarmistas tem se propagado a tal nível que vez por outra até as autoridades de saúde tem de se manifestar e vir negar esse tipo de coisa ao grande público. A última delas é uma lorota que diz que o termômetor infravermelho faz mal ao cérebro, dá cancer e ainda lê sua mente e suas senhas. Realmente, que aparelho fantástico que faz tudo isso não? Mas como ainda assim muita gente se impressiona, veja abaixo por que esses termômetros não tem esse poder.
Termômetro Infravermelho faz danos a Saude?
Apesar de muita gente realmente acreditar nisso, não só a anvisa, como vários orgãos de saude esclareceram que isso não passa de boato, fake news e desinformação.
A Anvisa publicou uma nota esclarecendo que isso não passa de notícia falsa:
“Com base na avaliação de referências bibliográficas e recomendações sobre esses produtos, a Anvisa conclui e informa à população que a medição de temperatura por termômetro infravermelho direcionado à testa é inofensiva ao ser humano. O órgão informa, ainda, que esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha”, diz a nota.
O neurologista do Hospital CEMA, Dr. Joel Teixeira, explica que o aparelho faz uma aferição superficial. “A glândula pineal – que seria prejudicada, segundo essa fake news – é protegida por ossos e tecidos, fica em uma região profunda e não consegue ser atingida por esses aparelhos”, afirma o médico.
Ele também ressalta que esses medidores são usados por médicos há muito tempo e têm aprovação da Anvisa. São, portanto, seguros.
O infravermelho não causa cancer!
Um termômetro que usa infravermelho para aferir a temperatura não emite radiação infravermelha além daquela que qualquer corpo faz.Todos os corpos emitem radiação térmica conforme é sabido desde o século XIX. A radiação térmica em temperaturas da ordem da temperatura ambiente se dá na faixa de infravermelho e conforme a temperatura do corpo aumenta pode ocorrer parcialmente na faixa do visível. Por volta de 500°C um corpo aquecido já emite uma pequena parte na faixa do visível e então percebemos a emissão de luz avermelha, que vai se tornando mais clara e intensa conforme a temperatura aumenta. Vide diversas postagens do CREF sobre o tema: Infravermelho.
A medição da temperatura de um corpo com um termômetro infravermelho é possível porque tal termômetro apenas recebe e analisa a radiação infravermelha emitida pela superfície do objeto de interesse.
O termometro infravermelho não lê sua mente!
Ao contrário dos filmes de super heroi, na vida real nenhum termometro infravermelho (que custa nem 12 dolares la fora) tem poder de ler a mente de ninguém, isso é a mais pura invenção. Se pudessemos ler a mente das pessoas com um eletrônico de 12 dolares, onde estaríamos? Que caos não estaria o mundo?
Conclusão
Bom pessoal, espero que tenha ficado claro que o termômetro infravermelho não faz danos a saude e tudo não passa de fake news.
Já falamos aqui inclusive sobre onde conseguir sua mascara esterilizada para proteger do corona.
Sugestões e dicas de novos artigos podem mandar nos comentários
Fontes da pesquisa -Anvisa, Uol – universidade federal do RS –