6 benefícios da caminhada que você não conhece

Compartilhe

A prática de atividade física faz bem não só para a saúde física, mas também para a emocional e funcionamento de todo o organismo. Assim, existem diversos benefícios da caminhada que chegam até a passar despercebidos.

Acompanhada de uma alimentação balanceada e práticas saudáveis, a caminhada contribui com a sensação de bem-estar, que é ainda mais garantida, promovendo uma vida longa e prazerosa.

Essa prática física é uma atividade completa, pois beneficia a saúde do corpo todo e contribui para a movimentação das articulações e equilíbrio motor.

Além de tudo isso, a caminhada ao ar livre, principalmente em lugares mais tranquilos, com belas vistas e árvores, contribuem para o combate ao estresse, beneficiando o sistema neurológico e cardiorrespiratório. 

Uma pesquisa feita pelo portal Minha Vida, em 2017, mostrou que 49,3% da população faz exercícios aeróbicos regularmente, enquanto 21,8% pratica atividade física de vez em quando e 26,8% não fazem nenhum tipo de exercício físico.

Ainda de acordo com a pesquisa, 59,2% dos participantes procuram andar a pé sempre que possível para fazer seus afazeres, garantindo uma vida mais saudável. Isso mostra o quanto é importante manter a prática física em dia e a preocupação popular com esse aspecto.

Para além dos benefícios mencionados, existem outras vantagens da caminhada, como:

  • Melhora na corrente sanguínea;
  • Prevenção de doenças;
  • Melhora na saúde bucal;
  • Desenvolvimento dos ossos;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Liberação e controle hormonal;
  • Ampliação da saúde mental;
  • Aumento da capacidade respiratória.

6 benefícios da caminhada que você não conhece

caminhada beneficios saude

Confira nos tópicos a seguir outras vantagens de incluir a atividade física em sua rotina.

Redução na pressão arterial

De acordo com um estudo feito pela Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, caminhar por cerca de 40 minutos pode reduzir a pressão arterial durante 24 horas. 

Durante o exercício, o fluxo de sangue aumenta, expandindo os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão. Além disso, o maior bombeamento do sangue para o pulmão amplia o aproveitamento do oxigênio para o próprio sangue. 

Portanto, a caminhada contribui para que artérias, veias e vasos capilares se dilatem, fazendo com que o transporte de oxigênio fique mais eficiente nas partes periféricas do organismo.

Melhora no vício em comer

A Universidade de Exeter, na Inglaterra, fez um estudo mostrando que fazer caminhadas regularmente pode conter a vontade de comer, principalmente alimentos doces, como o chocolate.Isso melhora não só a saúde geral, como contribui para o emagrecimento e favorece a saúde bucal. 

Isso porque o açúcar alimenta as bactérias da boca, responsáveis pela corrosão dental e aumento da probabilidade de cáries.

Para quem passou por problemas como a cárie e até inflamações gengivais e que não foram tratados da maneira adequada, a odontologia proporciona procedimentos de melhoramento estético e funcional, como os implantes dentários.

Cabe dizer, ainda, que a prática da caminhada também pode contribuir com a manutenção da saúde bucal, já que regula o aspecto hormonal e reduz a ingestão de produtos prejudiciais para a cavidade.Nesse sentido, é extremamente necessário que se mantenha os cuidados com a higiene bucal, pois resquícios de alimentos podem se acumular e causar bactérias, afetando todo o corpo.

Portanto, escovação, uso de enxaguante e fio dental, ir regularmente ao dentista e ingerir água é importante para manter uma boa saúde, isso vale ainda mais para quem utiliza aparelho ortodontico transparente.

A água, inclusive, é item essencial para a prática da caminhada, mantendo o corpo hidratado e regulado, bem como a manutenção do fluxo salivar pode ser favorecido.

Previne de depressão

Ao fazer uma caminhada, o corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio que causa sensação de alegria e bem-estar. Portanto, praticando essa atividade física regularmente, mais endorfina será produzida e a mente/sensação de felicidade serão estimulados, tornando-se mais leve. 

Combate a osteoporose

Com a movimentação do corpo e de todo o esqueleto, o impacto dos pés com o chão, os ossos são beneficiados. A caminhada faz com que aconteça a maior quantidade de estímulos elétricos nos ossos, facilitando a absorção de cálcio, o que traz maior resistência.

A absorção de cálcio beneficia não só os ossos, como também os dentes, que são feitos de 95% desse nutriente. 

Combate a diabetes

A insulina é a substância responsável pela absorção de glicose das células do corpo e tem maior produção quando se faz uma caminhada. Com isso, o treinamento aeróbico consegue contribuir para a absorção da insulina. 

Lembrando que a grande circulação de insulina pelo sangue aumenta a capacidade de absorção da glicose. Se o açúcar circular livremente pelo sangue, há maior chance de causar diabetes.

Problemas relacionados ao açúcar também fazem mal à arcada dentária, desmanchando o esmalte do dente e alterando sua cor e resistência.

Nesse sentido, a coloração do dente pode ser resolvida com um clareamento dental com moldeira, desde que os cuidados corretos sejam tomados.

Previne de infartos

Caminhar é um ato importante na proteção contra derrames e infarto, pois os vasos sanguíneos são estimulados, possibilitando a dilatação, como mencionado, reduzindo a obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo, agindo na diminuição de gorduras ruins no organismo, que promovem o acúmulo nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode levar ao infarto.

Assim, a caminhada é uma atividade benéfica para todo o funcionamento do organismo, contribuindo desde a estética e resposta a tratamentos como a lente de contato dental, até aspectos como a saúde mental e melhor resposta cardiovascular, proporcionando mais qualidade de vida. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Receita FIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.