A Importância dos Nutrientes para a Saúde Mental

Compartilhe

Cuidar da mente também envolve a inclusão de nutrientes para a saúde mental importantes! Conheça os mais famosos!

Você tem cuidado da sua saúde mental? O que tem feito para que ela se mantenha saudável? A nossa alimentação tem um papel fundamental nestes cuidados, já sabia disso? Agora, você poderá conferir informações importantes para te ajudar neste entendimento e começar a aplicar mudanças na sua alimentação. Confira!

A Importância dos Nutrientes para a Saúde Mental

A Importância dos Nutrientes para a Saúde Mental

Os nutrientes desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde mental.

Uma dieta equilibrada e adequada fornece os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do cérebro e a produção de substâncias químicas essenciais para a saúde mental, como neurotransmissores – substâncias químicas que desempenham um papel fundamental na comunicação entre os neurônios.

Muitos neurotransmissores estão diretamente envolvidos no controle do humor, como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

A síntese adequada desses neurotransmissores requer nutrientes específicos, como as vitaminas do complexo B (B6, B12, ácido fólico), essenciais para a sua produção. Uma deficiência desses nutrientes pode afetar negativamente o humor e contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, como a depressão.

Tendo em vista que a depressão, ansiedade e outras doenças psicológicas, são preocupantes e precisam ser tratadas como qualquer outra, ter este cuidado com o que come, incluindo nutrientes, poderá fazer toda a diferença no tratamento e também na qualidade de vida do paciente.

Nutrientes mais importantes para a nossa saúde mental

A Importância dos Nutrientes para a Saúde Mental

Abaixo, temos os nutrientes mais importantes para a nossa saúde mental. Veja:

Ácidos graxos (ômega-3)

Os ácidos graxos (ômega-3), encontrados em peixes gordurosos, nozes e sementes de linhaça, têm sido associados a um menor risco de depressão e ansiedade. Eles são importantes para a estrutura e função das células cerebrais, bem como para a comunicação entre os neurônios.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, como a vitamina B6, a vitamina B12 e o ácido fólico (vitamina B9), são cruciais para a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que desempenham um papel importante na regulação do humor.

Fontes de vitaminas do complexo B incluem carne, peixe, ovos, grãos integrais, legumes e vegetais folhosos verde-escuros.

Vitamina D

A vitamina D está envolvida na regulação do humor e na prevenção de transtornos mentais, como a depressão.

Ela pode ser sintetizada pelo corpo quando a pele é exposta à luz solar, mas também pode ser obtida a partir de alimentos como peixes gordurosos, gema de ovo e alimentos fortificados.

Antioxidantes

Os antioxidantes, como as vitaminas C e E, e os carotenoides, encontrados em frutas e vegetais coloridos, ajudam a proteger o cérebro contra danos oxidativos e inflamação, que estão relacionados a distúrbios neuropsiquiátricos, como a doença de Alzheimer e a depressão.

Minerais

Minerais como o ferro, o zinco, o magnésio e o selênio desempenham papéis importantes na saúde mental. A deficiência desses minerais pode estar associada a sintomas de depressão, ansiedade e fadiga.

Alimentos como carnes, legumes, nozes, sementes e grãos integrais são boas fontes de minerais.

Considerações finais!

Curtiu o conteúdo? Deixe um comentário ou sugestão para nós! 🙂

Por fim ja falamos em outro artigo sobre alguns lanches low carb bem gostoso e faceis de fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *