Como melhorar o pré-treino?

Compartilhe

Se o seu dia foi muito cheio, é provável que não tenha apresentado um desempenho tão bom durante os treinos. Além disso, os principais culpados para que isso aconteça estão diretamente ligados com a falta de energia e disposição ou, até mesmo, o sono para aqueles que treinam durante a manhã. Sendo assim, o pré-treino acaba se tornando um fator relevante.

A indisposição poderá ser facilmente combatida com maiores cuidados voltados para a saúde. Por isso, comece a pensar em ter uma boa alimentação e pratique exercícios regularmente, fazendo com que a sua rotina seja um pouco menos estressante. Além disso, confira algumas dicas sobre o pré-treino para ampliar os seus resultados diários.

Vista-se bem, com as melhores roupas para se exercitar com a Adriana Maria Mota!

O que é pré-treino?

Como melhorar o pré-treino

O pré-treino pode ser visto como uma preparação antes mesmo de ir para a academia ou praticar algum esporte. Seu principal objetivo é retardar a fadiga por completo, além de contribuir para que o desempenho seja ainda mais elevado nos treinos. Por isso, é necessário tomar cuidado em todos os detalhes para evitar possíveis falhas ao longo da sua rotina.

No entanto, é válido ressaltar que existem vários tipos de suplementos utilizados em um pré-treino, ainda que a sua função seja a mesma. Por isso, é importante consultar algum profissional da área, a fim de ser orientado sobre os melhores produtos para utilizar antes de ir para a academia e garantir resultados bem mais amplos.

Há muitos suplementos encontrados no mercado à base de aminoácidos, fitoterápicos, carboidratos, vitaminas e outros que são vistos como naturais. Toda a suplementação deve ter um cuidado na hora de ser ingerida, principalmente para evitar uma possível superdosagem. A escolha pode variar, apenas, de acordo com os objetivos dos atletas.

Os suplementos pré-treino mais comuns no mercado são aqueles à base de cafeína. Além disso, essa substância é muito estudada e utilizada, visto que oferece diversos tipos de benefícios em todas as modalidades esportivas, independente de ser corrida, musculação ou futebol. As suas funções fisiológicas são muito buscadas.

Tome cuidado!

Ainda que esses tipos de suplementos possam ser encontrados com facilidade no mercado, é necessário estar atento aos efeitos colaterais. Uma alta dosagem pode ser fatal, principalmente para quem está utilizando o produto pela primeira vez. Busque sempre a orientação de um profissional e faça exames antes de começar a consumir.

Para quem tem sensibilidade ou faz uma superdosagem, há um grande risco de afetar a própria saúde. Isso porque a cafeína poderá ser absorvida de maneira rápida, ainda mais se a substância ficar concentrada diretamente na corrente sanguínea. Os efeitos colaterais são os mais variados, passando de dor de cabeça a tremores e taquicardia.

Na maior parte dos pré-treinos que são encontrados, a ingestão com recomendação trará apenas benefícios e uma melhoria significativa no desempenho. Sendo assim, ingira com cautela, principalmente os suplementos com uma grande quantidade de cafeína na composição. Ainda assim, para um bom treino, mantenha a alimentação equilibrada.

Dicas para melhorar o pré-treino

Agora que você já sabe quais cuidados devem ser tomados na hora de comprar uma suplementação para o seu pré-treino, está na hora de descobrir o que pode ser mudado no seu dia a dia para garantir mais saúde e segurança. Confira, abaixo, como fazer o seu rendimento ser muito melhor, ainda que a rotina esteja atribulada.

Dormir bem

Para quem não sabe, o pré-treino começa na cama. Uma boa noite de sono pode significar muito para quem anda com problemas para ter um bom desempenho. Quem não dorme adequadamente acaba passando por longas dificuldades na hora de praticar exercícios graças à falta de disposição.

Sendo assim, durma, no mínimo, 8 horas por dia para garantir bons resultados na academia. Assim, todo o seu corpo ficará acordado durante as atividades e, consequentemente, será possível realizar os movimentos necessários. A disposição para treinar e assimilar os resultados virá na parte mais importante do dia: o momento de dormir.

Para que você consiga dormir com um pouco mais de qualidade, garanta que todas as luzes ao seu redor estejam apagadas. Lembre-se, também, de não mexer no celular cerca de uma hora antes de ir para a cama. Ler um livro também pode ajudar o sono a chegar um pouco mais rápido.

Manter a hidratação em dia

agua beneficios

A hidratação é um processo necessário para garantir a vida de muitos seres humanos. Além de ajudar a melhorar a qualidade da pele, evitar a queda de cabelo e prevenir o envelhecimento, essa técnica de hidratação também servirá para fazer com que o seu pré-treino seja mais bem aproveitado.

Ao beber água, você garante que o seu organismo funcione da maneira correta. Isso porque, ao longo dos movimentos realizados nos exercícios, você perderá líquido por meio do suor. Sendo assim, tome 600 ml quatro horas antes do treino e 350 ml entre os 10 e 15 minutos que vêm antes do exercício.

Comer na hora certa

Comer na hora certa também pode fazer toda a diferença no seu pré-treino. Isso porque o organismo deve estar preparado e fortalecido para aguentar os impactos dos exercícios. Acima de duas horas antes do treino, o ideal é comer algo leve, com proteína magra, envolvendo salada.

Duas horas antes, uma tigela de cereais integrais será o suficiente. Caso esteja abaixo de duas horas, opte por um iogurte grego com frutas, uma barra de proteínas ou, se desejar, alguma fruta de seu agrado, como laranja, maçã ou banana, facilmente encontradas em supermercado.

Utilizar suplementos

A utilização de suplementos é, sem dúvida alguma, necessária para garantir um maior rendimento ao longo dos exercícios. No entanto, assim como já falamos anteriormente, é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida e com as orientações de uso para evitar possíveis problemas no futuro.

A creatina, beta-alanina e cafeína poderão ser muito úteis. Procure sempre um profissional da área para ter as orientações de que precisa para a realização de exercícios e a quantidade a ser ingerida antes dos seus treinos. Assim, sua saúde não será prejudicada e os seus resultados serão cada vez melhores.

Quer mais dicas como esta? Visite nosso site e loja Adriana Maria Mota Fitness!

 

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Receita FIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *