Efeito Platô na Dieta – por que ocorre? Como resolver?

Compartilhe

Parou de perder peso na Dieta? Pode ser o efeito platô, veja como funciona e como voce pode combater isso pra continuar emagrecendo.

Em nosso cotidianom, muitas pessoas se dedicam a manter a boa forma e o fazem com o auxílio de dietas, como por exemplo a dieta do ovo ou a dieta low carb. Mas mesmo que algumas delas funcionem, chega o momento em que a pessoa para de perder peso. Isso nem sempre significa um problema em seu corpo ou que a dieta não funciona, você pode simplesmente ter atingido o chamado efeito platô. No artigo de hoje vamos explicar por que ele ocorre e como você pode resolver isso e continuar a emagrecer. Acompanhe conosco.

Efeito Platô na Dieta – do que se trata?

Indo direto ao assunto, podemos dizer que o efeito platô é uma reação de adaptação do organismo à dieta com restrição calórica, fazendo com que o indivíduo estacione o processo de emagrecimento, ou seja, para de perder peso.Isso acontece porque o corpo se acostuma com a limitação dos alimentos consumidos e na intenção de se proteger, tentará encontrar novamente o equilíbrio fisiológico, reservando energia e desacelerando o metabolismo e a queima de gordura.

efeito plato na dieta

É comum, depois de um certo tempo fazendo dieta, chegarmos a uma estabilização do peso, devido à adaptação do nosso organismo que desacelera o metabolismo. Isso pode ocasionar grandes frustrações, mas entendam que essa condição é perfeitamente comum de acontecer. É nesse momento que entramos com uma variação da dieta e do estilo de vida, o que é fundamental não só para sair do efeito platô, mas também para evitar a monotonia alimentar.

Dicas de como fugir do efeito platô

Embora o ideal seja procurar seu médico, existem algumas medidas simples que podem ser tomadas, como por exemplo:

Faça mudanças consistentes

Mudança de estímulo periodicamente: esse é o primeiro passo para se livrar do platô! Sempre fazer alterações em sua dieta, suplementação e treinos. O corpo se acostuma fácil e para de responder a qualquer tipo de estímulo de forma rápida. Então, tenha a certeza de que você está fazendo mudanças a cada dois meses pelo menos.

Mude seus treinos na academia

Se você mantém a mesma ficha de academia há muito tempo, não faz progressos na esteira ou continua com a mesma atividade ao longo dos meses, é bem provável que o seu organismo já esteja mais do que adaptado a “dar conta do recado” sem consumir tantas calorias. Faça com que ele se desperte, intensifique a atividade, mude a frequência e o horário que costuma se exercitar. Certamente o corpo reagirá aos novos estímulos, e isso poderá trazer mais resultados.

Não deixe de se hidratar

Muita gente foca nos treinos e na dieta, mas esquece de tomar água durante o dia. Sem beber água em quantidade suficiente, o metabolismo estagna, ou seja, já não queima tantas calorias para utiliza-las como fonte de energia. Por isso, baba no mínimo 2 litros de água por dia para ter bons resultados.

Coma com menos sal

Evitar alimentos carregados em sódio, além de ser benéfico para a saúde como um todo, diminui a retenção de líquidos e o inchaço abdominal.

Consuma mais proteínas

efeito plato dieta

A proteína é essencial para a queima de gordura.Primeiro, porque evita que você perca massa magra (músculos) quando está em déficit calórico. Depois, aumenta a sensação de saciedade, o que evita que você coma mais do que deve.Outro benefício é que a proteína necessita de mais energia para ser digerida do que carboidrato ou gordura, então a sua ingestão aumenta também o seu consumo de calorias diário.

Utilize alimentos termogênicos

Certos alimentos ajudam a queimar calorias, por isso recebm o nome de termogênicos. Por isso, para sair do efeito platô nada melhor do que incluí-los no cardápio. Devem entrar na sua lista de compras a partir de agora:

  • Pimenta;
  • Gengibre;
  • Iogurte zero% gordura;
  • Peito de frango;
  • Café;
  • Aveia;
  • Atum em água de salmão (por possuírem Ômega 3);
  • Salsa;
  • Canela

Importante

Jamais faça dietas somente da sua cabeça por conta própria. Nunca deixe de consultar o seu nutricionista. Conte a  ele como seu organismo reagiu ao emagrecimento no começo da dieta e aponte em que momento você percebeu que o cardápio não estava sendo mais eficiente.Somente el pode verificar seus exames e analisar o melhor caminho a seguir para fugir do efeito platô.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações sejam úteis e que consigam continuar a perder peso com sucesso.

Já falamos em outro artigo sobre o keto emagtramina emagrecedor, que espero que também ajude.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Referências: Marcia pereiraDaniela araki

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *