Estudo afirma que Gatos ajudam a aliviar o Stress em pessoas sensíveis!

Compartilhe

Um recente estudo em Massachussets Ohio, revela que os Gatos ajudam a aliviar o Stress em pessoas sensíveis, entenda o que ocorre.

Nos dias de hoje, os animais de estimação como cachorros e gatos estão cada vez mais presentes nos lares das pessoas. E se por um lado eles funcionam como suporte emocional apra muita gente, agora um estudo revela que gatos ajudam a aliviar o stress em pessoas sensiveis. Legal não? Pois leia a seguir e fique por dentro de tudo.

Leia também – conheça os gatos mais caros que ja se viu!

Gatos ajudam a aliviar o Stress em pessoas sensíveis

Estudos comprovaram que, além de melhorar o humor dos alunos, esses programas realmente são capazes de gerar reações fisiológicas que aliviam o estresse. A imensa maioria (85%) desses programas utiliza apenas cachorros. Entretanto, de acordo com pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, a interação com gatos pode ser extremamente positiva para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar, em especial para pessoas altamente emocionais.

 

A emotividade faz parte de um modelo bem estabelecido na psicologia chamado de os “cinco grandes” (tradução livre da expressão “big five”, em inglês) traços de personalidade. Pessoas com essa característica têm emoções fortes e são altamente reativa a elas.

Programa nos eua combate stress de estudantes com gatos

A relação entre a saúde mental e pets tem sido estudada pelos cientistashá algum tempo. Muitas vezes, ter um bichinho pode ajudar o indivíduo a passar por um momento difícil, principalmente se a pessoa está solitária. Pensando nisso, universidades nos Estados Unidos criaram programas onde os alunos podem, para aliviar a tensão, interagir com animais de estimação.

As cientistas entrevistaram cerca de 1,4 mil estudantes universitários e funcionários de mais de 20 universidades. Os resultados evidenciam que a presença de felinos nos programas teve grande aceitação dos participantes, principalmente entre aqueles mais emotivos.

Gatos ajudam na saude cardíaca

Ter um gato reduz a probabilidade de infarto em cerca de 33%, de acordo com um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. A pesquisa durou dez anos e analisou mais de 4 mil pessoas. “Há anos sabemos que o estresse psicológico e a ansiedade estão relacionados a eventos cardiovasculares, particularmente ataques cardíacos”, afirma Adnan Qureshi, principal autor do trabalho científico. Ele explica que ter animais de estimação, principalmente gatos, provavelmente ajuda a aliviar a tensão excessiva. Os felinos são animais de colo que querem ser acariciados. Essas carícias diminuem os níveis de estresse, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

Considerações finais

Bom se você queria um motivo a mais para ter umg ato em casa, agora tem não é verdade? Boa sorte com seu novo bichano!

Por fim ja falamos em outro artigo sobre como a reeducação alimentar pode melhorar sua saude.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

 

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *