Garrafas térmicas: 5 motivos pelos quais elas vieram para ficar

Compartilhe

Muito se discute sobre a importância da diminuição do plástico nos dias atuais. Tal preocupação recai sobre nossos hábitos de consumo e de vida cada vez mais. Um exemplo claro disso é a substituição do canudo de plástico por modelos biodegradáveis, além da redução do envio de talheres descartáveis em plataformas de delivery de comida. Mas a luta contra a produção de lixo precisa se estender a outras ações.

Uma forma significativa de contribuir com a preservação do planeta é trocar a garrafa de plástico pela garrafa térmica, isso porque o uso de materiais reutilizáveis é muito mais seguro para o meio ambiente, pois se tem certeza do fim que ele levará. O processo de reciclagem, por sua vez, é muito mais incerto. Afinal, de acordo com dados do IBOPE de 2018, 75% da população brasileira não separa materiais recicláveis.

Sendo assim, apesar do plástico ser um material reciclável, os números da WWF indicam que das 11,3 milhões de toneladas de resíduo plástico geradas anualmente, apenas 1,28%, o que equivale a 145 mil toneladas, são de fato recicladas e repostas na cadeia produtiva. Em outras palavras, o plástico acaba sendo meramente descartável e vai parar em rios, mares e aterros sanitários.

Quer saber mais sobre como uma simples atitude, como trocar a garrafa de plástico pela garrafa térmica, pode ajudar a salvar o planeta e ainda trazer inúmeros benefícios à sua saúde? Continue acompanhando!

5 motivos pelos quais as garrafas térmicas vieram para ficar

garrafa termica

1. Ajudam a reduzir os impactos ambientais

Nos últimos anos, temos enfrentado um aumento desenfreado da produção de lixo no Brasil. Segundo dados da WWF e do IBGE, cada brasileiro produz em média 52kg de lixo plástico por ano, o que totaliza mais de 11 milhões de toneladas de lixo de toda a população do país. Essa quantidade de resíduos é suficiente para encher 460 mil contêineres ou 115 navios cargueiros.

Na contramão desse acúmulo infrene de plástico em áreas de descarte, surge uma esperança: o uso de objetos reutilizáveis.

A garrafa térmica é uma das protagonistas nessa frente de batalha e oferece uma série de benefícios do ponto de vista ambiental, pois é uma solução sustentável e com tempo de vida útil muito mais longo do que recipientes descartáveis. Cada garrafa de plástico que descartamos na natureza demora cerca de 200 a 600 anos para se decompor, segundo o Ibama.

Por isso, trocar a água engarrafada que você compra na rua pela sua própria garrafa de água térmica é muito mais ecológico.

2. Diminuem a proliferação de bactérias e os riscos à saúde

As garrafas de plástico podem acumular bactérias facilmente e contribuir para a proliferação de micro-organismos potencialmente patogênicos, caso sejam reutilizadas. Por isso, é recomendado descartá-las após o uso, segundo os próprios fabricantes.

Além disso, outro problema reside na reutilização de garrafas plásticas: os diversos tipos de compostos químicos utilizados na composição do recipiente. Esses elementos se desprendem facilmente dos materiais plásticos e podem trazer consequências à saúde.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos EUA, colocou um grupo de pessoas utilizando garrafas de plástico por uma semana e demonstrou um aumento de 60% dos níveis de BPA, uma substância química constituinte de plásticos, na urina de aproximadamente 60% do grupo.

Em vista desse cenário, o uso de uma garrafa térmica feita em material inoxidável, por exemplo, que é de fácil limpeza e alta durabilidade, é muito mais seguro. Afinal, esse recipiente é construído propriamente para reuso e feito para durar anos.

3. São mais seguras em épocas de COVID-19

Um dos hábitos que mais se intensificou durante a pandemia de coronavírus foi o de carregar sua própria garrafa de água. Afinal, o uso de bebedouros é desencorajado, porque pode aumentar as chances de contágio da doença.

Objetos reutilizáveis, como as garrafas térmicas, tiveram alta procura em razão dos protocolos de segurança e das regras de sanitização amplamente difundidas por todo o mundo. Outras ações como o uso de máscaras e álcool em gel, a higienização das mãos e o não compartilhamento de objetivos também são medidas importantes para combater o vírus.

Mesmo com o avanço da vacinação e a progressão na luta contra a disseminação da COVID-19, é importante reforçar a importância das medidas preventivas. E, nesse sentido, trocar o bebedouro do escritório ou dos espaços públicos por sua própria garrafa de água reutilizável é uma solução muito eficaz.

4. Estimulam o consumo de água

Ter sua própria garrafa térmica significa comodidade e praticidade. Poder beber água quando quiser e onde quiser sem a necessidade de se levantar várias vezes para buscar um copo de água, em casa ou no escritório, proporciona maior liberdade e pode até aumentar a sua produtividade. E ainda diminui o risco de desidratação, que prejudica o organismo como um todo.

Outro benefício desse tipo de recipiente é a conservação da temperatura de sua bebida. Em dias frios, beber um chá quente pode ser uma ótima maneira de se hidratar e de se esquentar ao mesmo tempo. Ao passo que, em dias quentes, nada melhor do que beber uma água bem gelada.

Essa comodidade provavelmente afetará o seu consumo de água de maneira positiva e o fará ingerir mais líquidos durante o dia. Isso proporciona grandes benefícios para seu corpo, sua saúde e até mesmo a aparência da pele e dos cabelos.  

5. Ajudam a economizar com água mineral

Se você costuma comprar água mineral engarrafada com frequência, a troca por um recipiente reutilizável fará você economizar muito dinheiro.

Para exemplificar: se você é motorista e precisa colocar os gastos com combustível na ponta do lápis, um litro de água mineral custa aproximadamente o mesmo valor que um litro de gasolina. E considerando que cada pessoa bebe, em média, uma quantidade de dois litros de água por dia, se você consumir toda essa água diariamente em garrafas de plástico, terá um gasto mensal equivalente a quase 60 litros de gasolina por mês.

É claro que a maioria das pessoas não consome toda a sua água proveniente de garrafas de plástico, mas é comum que, na correria do dia a dia, compremos mais água engarrafada. Principalmente nas ruas ou no transporte público, quando estamos com sede e não há nenhuma fonte de água por perto. Se essa é uma situação recorrente em seu cotidiano, experimente carregar uma garrafa reutilizável na sua bolsa. Ao final do mês, você perceberá uma economia significativa.

Agora que você conferiu todos os motivos pelos quais os objetos reutilizáveis vieram pra ficar, que tal experimentar uma vida com menos descartáveis? O planeta, sua saúde e seu bolso agradecem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.