Para que serve o exercício na bicicleta ergométrica?

Compartilhe

bicicleta ergometrica

A bicicleta ergométrica é um exercício que serve para uma série de finalidades, desde a queima gordura, até tonificar os músculos dos membros e melhorar a saúde do coração. Porém, um dos principais benefícios é a praticidade e segurança que o exercício fornece.

Sendo assim, caso esteja interessado em saber um pouco mais sobre esse exercício e quais são as suas principais vantagens da bicicleta ergométrica, então confira esse conteúdo!

Para Que Serve O Exercício Na Bicicleta Ergométrica?

pexels-pixabay-260409

A bicicleta ergométrica serve para várias funções, sendo um dos exercícios mais populares quando se trata de emagrecer e aumentar a resistência dos músculos inferiores.

Porém, talvez uma das maiores vantagens em relação a esse exercício é o fato de que pode ser praticado dentro da própria casa.

Desse modo, é ideal para quem não gosta ou não tem tempo de praticar exercícios ao ar livre e em academias. 

Basta comprar uma bicicleta que atenda às suas exigências e então, a pessoa poderá escolher o melhor horário do dia para praticar.

Muitas pessoas consideram esse um exercício muito repetitivo e monótono. A verdade é que a bicicleta traz uma série de benefícios para o indivíduo. Ideal para quem deseja perder peso, melhorar a saúde do coração e tonificar os músculos das pernas.

Quais os músculos que a bicicleta ergométrica trabalha?

Como dito antes, pedalar é um tipo de exercício que possui um foco maior sobre os membros inferiores. É um ótimo método para fortalecer os músculos das pernas e também as articulações.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que esse exercício também é capaz de trabalhar vários músculos de diferentes regiões ao mesmo tempo. Como por exemplo:

  • Quadríceps;
  • Posteriores da coxa;
  • Panturrilha;
  • Glúteos;
  • Abdômen;
  • Extensores da coluna.

Epsse exercício também é capaz de trabalhar outros músculos, incluindo os ombros, braços e antebraços. Desse modo, caso você queira perder peso e tonificar os músculos, mas não tem muita paciência pra academia, essa é uma boa opção.

É válido lembrar que para trabalhar cada vez mais os músculos, é preciso variar na velocidade e intensidade do exercício.

Pode fazer bicicleta ergométrica todos os dias?

É comum que muitas pessoas tenham algumas dúvidas em relação à bicicleta, como por exemplo, se pode fazer o exercício todos os dias. Bem, assim como qualquer outro exercício, pode sim praticar todos os dias.

Apenas alguns minutos de pedalada por dia já são suficiente para garantir os seus benefícios e melhorar a sua qualidade de vida. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados quando estiver praticando o exercício.

Um deles é manter-se sempre hidratado, para evitar os problemas causados pela falta de água no organismo. E, além disso, também é importante não sobrecarregar os seus músculos, ao praticar mais tempo do que o seu corpo consegue suportar.

Ainda mais para quem está começando agora, o ideal é ir devagar, com 15 minutos de pedalada por dia e aumentar conforme o corpo estiver mais acostumado. Caso contrário, os seus músculos ficarão sobrecarregados e você não conseguirá praticar no dia seguinte.

Quantos minutos de bicicleta ergométrica por dia é necessário para emagrecer?

Pedalar é um exercício cardiovascular, ou seja, com apenas 30 minutos por dia, é possível queimar cerca de 260 calorias. Para aqueles que desejam emagrecer e queimar gordura localizada, esse exercício é uma boa opção.

No entanto, é válido lembrar que a quantidade de calorias queimada varia de acordo com cada pessoa, incluindo o seu peso e metabolismo. Em outras palavras, o gasto calórico irá depender do organismo de cada um.

Esse exercício também é uma boa opção para aqueles que desejam aumentar o ganho de massa muscular. Para isso, não pode exagerar no treino, para eliminar gordura e manter a massa magra.

Portanto, caso tenha ficado interessado para fazer esse exercício, no Guia das Bicicletas você poderá encontrar diversas opções de bicicletas ergométricas. Basta escolher aquela que se encaixa melhor dentro do que deseja e do seu orçamento.

Conclusão

bicicleta

Como pôde ver, nesse conteúdo a bicicleta ergométrica é um exercício que serve para diversos fatores. Com apenas 30 minutos por dia do exercício, já é possível queimar gordura, enrijecer a musculatura e ainda melhorar a saúde do coração.

Para quem deseja emagrecer ou ganhar massa magra, sem sair de casa, essa é uma excelente alternativa! Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Então, não esqueça de deixar o seu comentário!

 

 

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *