Pequenos sinais de que você deveria cuidar de sua saúde mental

Compartilhe

Sinais sutis. É tempo de procurar ajuda

Não é porque tudo parece estar bem que necessariamente não há algo acontecendo. Nem todos os problemas com a saúde mental aparecem das formas dramáticas que imaginamos ou como se vê nos meios de comunicação. Viver com casos mais leves pode ainda afetar seriamente a sua qualidade de vida – e potencialmente transformar-se em algo mais grave se não for percebido e tratado a tempo. Então, aqui estão alguns dos sinais sutis de que você deve cuidar da sua saúde mental.

saude mental sinais x

  1. Você não tem curtido as coisas que gostava

Se você costuma correr, por exemplo, e de repente essa ideia não parece te agradar, preste atenção se este sentimento é persistente. O termo oficial para este sentimento é anedonia, que significa uma incapacidade de experimentar o prazer de atividades normalmente consideradas agradáveis.

 

  1. Está dormindo toda hora

Estando dormindo muito, ou mesmo não o suficiente, as mudanças de sono podem ser um dos maiores sinais de que a sua saúde mental está prejudicada – e pode se manifestar em sono excessivo ou em insónia. Seja como for, se o seu horário de sono estiver diferente do habitual, preste atenção.

 

  1. Não tem a energia  que costumava

A fadiga é um dos sintomas centrais da depressão, mas não se limita a sentir-se cansado. Inclui baixa energia, mas também uma incapacidade de concentração ou de tomada de decisões, que é causada por um desequilíbrio na dopamina ou serotonina.

 

  1. Problemas de memória

Se perceber que a sua memória não é o que costumava ser, pode ser um sinal de depressão. Um estudo de 2016 descobriu que a depressão está ligada tanto a uma “capacidade reduzida de memória de trabalho” como a uma velocidade de processamento mais lenta. Embora isto possa ser assustador e frustrante, é um sinal bastante comum de depressão.

 

  1. Outras pessoas têm reparado

Nem sempre somos os observadores mais precisos de nós mesmos. Embora possamos identificar os nossos próprios pensamentos, pode ser difícil identificar os nossos comportamentos. Se a família e os amigos repararem que você tem agido de forma diferente, considere o que eles disseram antes de ficar na defensiva e insistir que estão errados. Aqueles que te conhecem melhor podem muitas vezes ver o que você não consegue sozinho.

  1. Está sentindo dores

Surpreendentemente, os problemas de saúde mental podem, às vezes, se manifestar fisicamente. “Alguns sintomas físicos (desses casos) podem incluir dores de cabeça, dores nas costas e no pescoço e problemas gastrointestinais”, disse Rachel O’Neill Ph.D., uma conselheira clínica profissional licenciada de Ohio e fornecedora do Talkspace. Ela acrescentou que a “dor corporal crônica generalizada” pode também indicar preocupações de saúde mental.

 

  1. O seu apetite mudou

Seja querendo comer tudo que vê pela frente, seja a ideia de comer o que o deixa doente, uma mudança no apetite é algo a que se deve prestar atenção. Se estiver comendo em excesso, pode estar tentando fugir de sua realidade atual com a comida. A falta de apetite, por outro lado, pode ser causada por um aumento das hormonas de stress no cérebro, de acordo com um estudo de 2016.

 

  1. Diferenças na atividade sexual

Muitas vezes, os problemas de disfunções sexuais estão atrelados a problemas psicológicos. Stress, ansiedade e depressão, podem, por exemplo, influenciar diretamente em quadros de disfunção erétil, ejaculação precoce masculina e outros problemas sexuais, de modo que o tratamento para estes, às vezes passa pelo tratamento da sua saúde mental.

“Os sintomas que persistem podem precisar de uma avaliação médica”, disse O’Neill. Para sintomas físicos que podem estar ligados a problemas de saúde mental, ela sugere que “procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental licenciado pode ser um primeiro passo eficaz na sua abordagem”. Resumindo, qualquer mudança de comportamento – ou qualquer coisa que o faça sentir menos – é uma chamada de atenção para que se mantenha atento à sua saúde mental.

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *