Queijo Coalho caseiro – veja como fazer

Compartilhe

Ensinamos como fazer queijo coalho caseiro e comer saudável, veja essa super receita!

O queijo é um alimento adorado por muitas pessoas, sendo considerado até mesmo extremamente difícil de deixar de consumir. Existem muitos queijos no mercado brasileiro, entretanto alguns deles não são totalmente saudáveis. Uma opção para só usufruir de benefícios e nutrientes ao consumir queijo é preparando o seu próprio em casa. O queijo coalho é uma opção que pode ser feita facilmente em casa, usando poucos ingredientes e gastando quase nada.

A seguir, confira o passo a passo da receita e muito mais!

queijo coalho caseiroReceita Queijo Coalho Caseiro

Para preparar o queijo coalho em casa gastando pouco e ainda garantindo uma boa saúde, é preciso ter em mãos os seguintes alimentos:

– 1 colher de sopa de sal;

– 2 litros de leite morno;

– 2 colheres de sopa cheias de água;

– 1 colher de chá cheia de coagulante.

Coloque o leite morno em um recipiente com tampa. Misture o coagulante com a água, depois adicione ao leite, acrescentando o sal. Misture bem e tampe, deixando descansar por 30 minutos. Depois disso, com o auxílio de uma faca, corte o líquido que agora estará mais duro. Misture e tampe novamente, deixando agora por uma hora. Em seguida, separe o soro da massa, podendo usar uma peneira se for necessário. A massa deve ser colocada em um recipiente para queijo, depois você deve tampar e prensar. Coloque o recipiente do queijo dentro de outro recipiente maior, deixe por 12 horas, desenforme e leve para a geladeira. Seu queijo coalho estará pronto!

Receita Queijo Coalho de Búfala

Essa é outra opção. Veja os ingredientes:

– 2 litros de água quente;

– 3 litros de leite de búfala;

– 2 colheres de coalho;

– Sal a gosto.

Coe o leite e coloque-o em um recipiente, adicionando o coalho em seguida. Mexa e tampe, deixando descansar por até 40 minutos. Quebre a massa com uma colher e misture bem. Adicione a água quente. Escorra todo o soro e transfira a massa para outro recipiente, temperando com sal a gosto. Misture bem e pressione a massa com as mãos para tirar todo o soro, até que se transforme no queijo. Tampe a forma e deixe na geladeira de um dia para o outro. Você também pode temperar com outras coisas como orégano e vinagre, caso queira um gosto ainda mais forte.

Agora que você já aprendeu a fazer queijo, teste as receitas em casa e surpreenda a todos. Esse queijo pode ser consumido com o que desejar e dura por bastante tempo, sendo possível refazer a receita sempre que você quiser. É possível ainda encontrar receitas caseiras de outros queijos conhecidos, basta procurar e colocar a mão na massa. O queijo é um alimento rico em proteína, gorduras e fibras, sendo essencial para diversas receitas e pratos, apesar de nem todos os tipos serem saudáveis. Encontre o queijo que se adequa a você e a sua rotina, consumindo somente o necessário diariamente para evitar ganho de peso e outros malefícios.

Esperamos que tenham curtido a receita do queijo coalho caseiro, já falamos aqui também sobre o emagrecedor detox10  que é bem legal.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.