A fumaça em pó é um tempero que vem ganhando a cozinha e os corações de muitas pessoas ao redor do Brasil. Ele é o responsável por trazer o sabor defumado aos alimentos e torná-los ainda mais saborosos. Com uma infinidade de pratos que caem bem com o seu uso, a fumaça em pó certamente chegou para ficar.
O que é a fumaça em pó
A fumaça em pó é feita a partir da fumaça líquida, um tempero proveniente da queima de madeiras – orvalho, na maioria dos casos -, feita em uma espécie de forno fechado, onde a fumaça deste forno é canalizada para um recipiente com água. Essa mistura dá origem ao que chamamos de fumaça líquida, que também é bastante popular por trazer um sabor único aos alimentos. A fumaça em pó, por sua vez, é o pó que é produzido neste processo, e cumpre a mesma função da fumaça líquida.
A praticidade da fumaça em pó
A fumaça em pó vai bem em muitos preparos, mas principalmente em carnes e aves. Seu sabor defumado traz aos preparos um toque especial e remete a preparos feitos em churrasqueiras, e fornos onde o alimento tenha contato com a fumaça.
Sabemos que defumar de forma original os alimentos leva tempo e eleva muito o preço dos alimentos que serão comercializados, então a fumaça em pó é utilizada inclusive pela indústria alimentícia para rotular os alimentos como defumados, ou para preparos caseiros, aos que gostam do sabor de defumado nas receitas.
A prática de defumar os alimentos
Os povos antigos tinham como rotina a prática de defumação dos alimentos, destacando as carnes, como forma de conservação. Os alimentos defumados costumavam durar mais tempo, dada a dificuldade de armazenamento muito comum nos tempos antigos. O fato é que a prática se tornou opcional, pois o sabor que os alimentos ganhavam ao serem defumados era diferente e especial, tanto que ganhou espaço nas cozinhas e permanece até os dias de hoje.
Onde adicionar fumaça em pó?
A fumaça em pó é bastante utilizada como tempero para carnes, aves e até molhos. Ela pode ser acrescentada em linguiças, bacon, linguiça calabresa e outros produtos de charcutaria, onde o sabor defumado é quase um pré-requisito indispensável.
A seguir listamos algumas receitas que vão muito bem com a fumaça em pó, para inspirar a criatividade:
- Presunto defumado caseiro
- Molho barbecue
- Berinjela defumada
- Costelinha de porco defumada
- Peixe defumado com fumaça em pó
- Sal defumado
- Contrafilé defumado
- Bacon defumado caseiro
- Carne seca tipo charque
- Lombo canadense
- Molho Big Tasty
- Molho de Iogurte
- Frango assado com fumaça em pó
- Bacon vegano
- Carne vegana defumada
- Feijoada vegana
- Carne para hambúrguer
- Hambúrguer vegano com fumaça em pó
- Filé de frango empanado com fubá
- Tilápia crocante
- Coxinha de frango com fumaça em pó
Usando a criatividade na cozinha é possível acrescentar a fumaça em pó em todos os preparos onde queira trazer o sabor defumado. Mas é importante tomar cuidado com as quantidades, não se deve exagerar para que a receita não seja invadida apenas pelo sabor desse tempero.
Como explorar o sabor umami usando a fumaça em pó
Você sabe o que é o sabor umami? Umami é um dos cinco sabores principais, depois de doce, azedo, amargo e salgado. Ele significa, em japonês, a “essência da delícia”, que pode ser descrita como a delícia saborosa que é responsável por aprofundar o sabor. E esta não é apenas uma expressão, ela é real. Cientistas identificaram, inclusive, receptores na língua humana do umami, em 2002, juntamente com os demais gostos. A utilização da fumaça em pó nas receitas é uma ótima forma de apreciar e explorar o sabor umami dos alimentos, pois ele potencializa os sabores e traz a referência do defumado que temos bem delimitada em nosso cérebro.
É fácil alcançar o sabor umami em receitas com o tempero fumaça em pó
De propósito ou não, estamos sempre adicionando umami em nossa comida, quando sentimos que falta algo nela. Utilizar ingredientes que sejam ricos em glutamato ajudam a complementar o sabor de qualquer preparo, e esta é uma substância que está presente na fumaça em pó, portanto sua utilização certamente trará o sabor umami à suas receitas. Carne de porco, carne bovina e peixe são proteínas que formam bases consistentes de umami, e alguns vegetais e cogumelos também são ricos em glutamato, o que pode ser positivamente potencializado com a fumaça em pó, pois qualquer combinação desses alimentos com este tempero será um sucesso e te ajudará a explorar o sabor umami presente no nosso dia a dia.
Esperamos que nossas dicas de receitas com o tempero da fumaça em pó te ajudem a decidir sobre qual preparo é o ideal para você num momento especial de descobrir o quanto esse tempero pode mudar e realçar o sabor de sua comida de forma simples e prática.