7 motivos pelos quais o ketchup é o melhor condimento

Compartilhe

O ketchup pode ser encontrado na maioria das cozinhas brasileiras. Repleto de tomate, este condimento é super versátil, oferecendo um toque de sabor marcante, seja como ingrediente ou como acompanhamento de petiscos. A combinação incrível de batata frita com ketchup não nos deixa mentir.

Contudo, dos benefícios para a saúde aos truques do dia a dia super interessantes, aqui estão 7 razões pelas quais o ketchup é um item essencial na sua geladeira. Confira!

ketchup ingrediente secreto

1. Beneficia a saúde do seu coração

Correr na esteira não é a única forma de manter seu coração saudável. O tomate, principal ingrediente do ketchup, é um fruto que contém um antioxidante chamado licopeno, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Isso faz o sangue fluir com mais facilidade, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Tão eficaz, quanto saboroso, não é mesmo?

2. Reduz os níveis de colesterol ruim

Outro benefício para a sua saúde por meio do consumo do ketchup! O colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, é a principal fonte de acúmulo e bloqueio de placas nas artérias. Em outras palavras, não é muito legal que esteja em níveis tão altos. Embora essa correção seja bem pequena, é eficaz. Atrelado a uma vida saudável, pode ajudar bastante.

3. É um ingrediente essencial para outros pratos

O ketchup está mais presente no seu dia a dia do que você pode imaginar. O condimento pode ser encontrado em muitas receitas, como frango assado agridoce, coquetéis de camarão, molhos, strogonoff, entre outros pratos que ficam muito mais saborosos com essa adição. Além disso, praticamente qualquer alimento pode ser mergulhado no molho de ketchup para oferecer um sabor indiscutível. Muitos petiscos não seriam os mesmos sem o gosto familiar desse condimento.

4. Tem baixo teor de calorias e gordura

Dependendo da marca, uma colher de sopa de ketchup tem apenas 20 calorias, o que é muito menos do que 1% da ingestão diária recomendada para a maior parte das pessoas. Além disso, muitas receitas de ketchup não contém um grande número de gorduras, representando menos de 0,1 grama para cada colher de sopa. Interessante, não acha? Da próxima vez que for preparar seu sanduíche, vá de ketchup!

5. Ajuda a prevenir o câncer

Agora que você já sabe que o tomate é uma das principais fontes de licopeno, seu consumo pode prevenir o câncer de mama e reduzir a chance do câncer de próstata em um terço, simplesmente ao ingerir tomate pelo menos duas vezes na semana. Claro, isso não faz com que você troque uma salada de tomate pelo uso de ketchup, mas optar pelo condimento sempre que tiver a oportunidade, é ótimo para a sua saúde.

Como pode ver, o ketchup é muito popular. É raro encontrar uma pessoa que não goste (apenas delas existirem). Atualmente, você pode encontrar várias versões deste condimento, como ketchup picante, ketchup de goiaba, ketchup vegano, entre outros sabores e jeitos de criar essa receita centenária.

E aí, qual a receita mais saborosa que você já fez e que levou ketchup como ingrediente? Conta aqui pra gente nos comentários e inspire nossos demais leitores!

 

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *