Endocardite é uma doença que inflama a parede interna do coração e suas válvulas cardíacas, tal inflamação acontece através de germes que vieram de outas partes do corpo, como a boca.
O que é endocardite
A endocardite como o próprio nome já sugere, é uma doença que afeta o endocárdio (camada que reveste o coração); a endocardite pode ser dividida em endocardite infecciosa e endocardite não infecciosa.
Endocardite infecciosa
A endocardite infecciosa é causada por micro-organismos que acabam por invadir a corrente sanguínea e se acomodam ou em regiões já danificadas internamente em seu coração ou em válvulas cardíacas com imperfeições.
Esta infecção pode ocorrer de duas maneiras, a primeira e menos comum é através da entrada de diferentes fungos e vírus no organismo, a outra forma e mais comum, acontece com a passagem de bactérias variadas que possam ter vindo de outra região de seu corpo, estas bactérias se penetram na corrente sanguínea e chegam até o coração, órgão que irão se fixar.
Endocardite não infecciosa
A endocardite não infecciosa também pode ser chamada de endocardite trombótica, a mesma é formada por vegetações não infectadas presentes no endocárdio e nas válvulas cardíacas; comumente a endocardite não infecciosa acontece como uma manifestação secundaria de alguns problemas de saúde que uma pessoa já possa ter, como por exemplo: lúpus, febre reumática, câncer de pulmão, pneumonia e entre outros.
O que causa endocardite
A endocardite está associada a alguma bactéria que nosso sistema imunológico não conseguiu combater, de forma simplificada significa que existia alguma bactéria presente na corrente sanguínea, o sistema imunológico não conseguiu o deter e a mesma se instalou no coração.
Uma das causas mais comuns da endocardite se dá através de pequenas lesões na boca que por muitas vezes passam despercebidas, feridas na gengiva são a porta de entrada principal para que diferentes bactérias presentes naturalmente na cavidade bucal se instalem nas correntes sanguíneas e cheguem ao endocárdio.
Sintomas de endocardite
Alguns dos sinais da endocardite podem ser confundidos com a de outras doenças, então se é necessário prestar muita atenção aos sinais, também é importante frisar que alguns dos sintomas desta doença poderão ser vistas apenas com exames e acompanhamento médico.
-
Surgimentos de sopros no coração;
-
Inchaço em membros como pés, pernas e abdômen;
-
Dor nos músculos, articulações e no peito;
-
Febre alta, suores noturnos e calafrios;
-
Manchas vermelhas ou roxas na pele ou no branco dos olhos;
-
Perda de peso e inapetência.
Endocardite prevenção
Uma boa higiene bucal é o principal fator de segurança para prevenir a endocardite, desta forma os principais meios de prevenção desta doença esta relacionada a bons hábitos bocais.
-
Escove os dentes ao menos três vezes por dia e não se esqueça da utilização do fio dental, ele é um fator importante para eliminar possíveis restos de comida que se não retirados irão favorecer a formação de bactérias;
-
Visite um dentista ao menos duas vezes por ano;
-
Reduza o consumo de açúcar;
-
Sangramentos ao escovar os dentes, gengivas avermelhadas e mau hálito são alguns dos sintomas que indicam que algo em sua boca não está saudável; caso identifique a presença destes sinais procure um odontologista.
Tratamento endocardite
A forma de tratamento mais comum para o combate a endocardite é com a utilização de antibióticos, o tratamento leva cerca de um mês e a utilização dos remédios receitados deverão ser tomados de forma ininterrupta durante este tempo. Em casos mais graves e avançados da endocardite infecciosa o paciente poderá estar sujeito a cirurgias.
Qual exame detecta endocardite
Alguns dos profissionais que conseguirão detectar possíveis sinais da endocardite agindo em seu corpo são: Cardiologista, cirurgião cardiotorácico, infectologista e clínico geral; não se esqueça que um dos principais motivos causadores da endocardite é a falta de cuidados bucais, sendo de extrema importância a visita regular a um dentista.
Se você procura por uma melhora na qualidade de vida, mais conforto e segurança no seu dia a dia, nada melhor do que adquirir o melhor plano de saúde individual e contar com todos os benefícios que um plano de saúde pode lhe oferecer, investir num plano de saúde é investir na sua qualidade de vida.
Gostaram das informações? Sugestões e dicas deixem nos comentários!