Comer Estressado pode ajudar a engordar, afirma estudo!

Compartilhe

Estudo publicado recentemente revela que comer  estressado pode ser extremamente prejudicial a saude, fazendo com que a pessoa engorde mais ainda. Confira tudo aqui.

No mundo atual, principalmente com a pandemia do corona virus, as pessoas estão em casa e sem poder sair, ficando cada vez mais estressadas. E quem já tinha problemas para emagrecer e manter o peso, pode estar enfrentando um problema que desconhece.m É que de acordo com um recente estudo na austrália, comer estressado pode ajudar a engordar e trazer sérios problemas para a saúde.

Comer Estressado pode ajudar a engordar?

comer estressado engorda

Isso é o que afirma um estudo desenvolvido por  Kenny Chi Kin Ip, pesquisador do instituto australiano Garvan Institute of Medical Research e principal autor do artigo. Quando alguém está estressado e se alimenta, as chances de engordar são maiores — principalmente se o lanchinho escolhido tiver muitas calorias. O estudo foi feito em ratos e observou que a tensão ativa uma parte do cérebro que faz os roedores quererem comer mais.

“Nosso estudo mostrou que, quando estressados ​​por um longo período e alimentos de alto teor calórico estavam disponíveis, os ratos tornaram-se obesos mais rapidamente do que aqueles que consumiam as mesmas comidas gordurosas, mas não estavam tensos”, relataram os especialistas. No trabalho realizado por cientistas do Garvan Institute of Medical Research (Austrália), ratos que estavam estressados por um longo período e consumiram alimentos ricos em gorduras se tornaram obesos mais rapidamente do que os roedores que ingeriram a mesma dieta, mas não foram submetidos ao estresse.

Por que isso ocorre? O que eles descobriram?

A molécula descoberta responsável pelo aumento de peso se chama NPY, produzida pelo sistema nervoso como resposta às situações de estresse estimulando a alimentação tanto em pessoas quanto em ratos – quando a produção de NPY é bloqueada na amígdala, porém, o ganho de peso diminui. Assim, o prazer de ingerir alimentos calóricos e gordurosos para rebater as tensões se torna um mal duplo – que causa o ganho de peso em especial. Aquele velho lanchinho para aliviar as tensões, portanto, irá direto pra balança.

comer estressado engorda

Insulina também está envolvida

Os pesquisadores descobriram ainda que as células nervosas da amígdala que produzem NPY têm receptores de insulina –um dos hormônios que controla nossa ingestão alimentar. Em condições normais, o organismo aumenta a produção de insulina logo após a refeição, para levar a glicose (açúcar) para dentro das células, e envia um sinal para pararmos de comer. Porém, sob o efeito de estresse, o nível de insulina no organismo dos ratos já subiu um pouco; e esse aumento passou a ser 10 vezes maior quando os animais fizeram refeições calóricas. Essa “inundação” do hormônio nas células da amígdala impulsionou a produção de NPY, o que estimulou ainda mais a ingestão de alimentos calóricos e re reduziu a resposta normal do corpo para queimar calorias. Vale lembrar que uma das ações da insulina é estocar em forma de gordura a energia (glicose) que não é utilizada pelo organismo.

Novas informações iremos atualizar a matéria.

Já falamos aqui em outro artigo sobre a dieta do ovo, que é bem interessante, sugiro a leitura do artigo.

Se você tem duvidas ou sugestões de artigos pode deixar nos comentários.

Fontes: Revista Galileu e viva bem UOL

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *