Nootrópicos: o que são e quais os benefícios?

Compartilhe

Os nootrópicos são substâncias que atuam no cérebro melhorando a performance intelectual. Por isso, são conhecidos como smarts drugs, termo em inglês que significa drogas da inteligência.

Essas substâncias podem sem encontradas em cápsulas ou comprimidos manipulados, ou em alimentos e bebidas, como, por exemplo, a cafeína presente no café.

O que são os nootropicos?

A palavra Nootrópicos pode ser nova, mas o uso desses benefícios é conhecido por muitas gerações. A prova disso é consumirmos café como alternativa para se manter acordado, ou estar mais atento.

nootropicos

Nootrópicos Naturais

Os nootrópicos são substâncias naturais presentes em diferentes alimentos e bebidas, os quais podem ser manipulados em farmácias de manipulação e ingeridos em forma de cápsulas ou comprimidos.

Selecionamos alguns deles e seus benefícios, acompanhe:

 

Cafeína

A cafeína tem como benefícios: melhora da concentração, maior desempenho nas atividades físicas, além de proporcionar estado de alerta e acelerar o metabolismo.

Não é sem motivo que o café é o melhor amigo dos estudantes, afinal, a cafeína é ideal para aqueles dias de longas jornadas de estudo.

 

Chocolate

O chocolate, além de saboroso, proporciona benefícios, como: sensação de bem-estar, melhora do fluxo arterial, diminuição dos níveis de estresse e alívio de dores.

Em dias tristes ou de alto estresse é comum o desejo por doce, especificamente, por chocolate, isso ocorre devido a sensação de bem-estar que esse nootrópico proporciona.

 

Guaraná

O pó do guaraná é conhecido pela energia que proporciona, mas além desse benefício, o guaraná auxilia na concentração, perda de peso, tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, e combate o colesterol LDL, conhecido popularmente como “colesterol ruim”.

 

Ginkgo Biloba

O ginkgo biloba é uma planta medicinal de origem chinesa, conhecida como elixir natural da saúde mental.

Dentre os numerosos benefícios, podemos citar: auxílio na memória, melhora do fluxo sanguíneo arterial e cerebral, auxílio na eliminação dos níveis de cortisol, e diminuição das alterações de humor.

 

Açafrão da terra

O açafrão da terra contém minerais e vitaminas benéficos para o corpo, como potássio, curcumina, vitamina C e B6. Dessa forma, o seu consumo traz vantagens, como: ação antioxidante e anti-inflamatória, combate a acne, auxílio no emagrecimento e fortalecimento dos ossos.

 

Chá verde

O chá verde ficou conhecido como um importante aliado ao emagrecimento, mas seus benefícios vão além disso. Esse chá oferece maior desempenho em tarefas de longa duração, pois aumenta a concentração, melhora a saúde bucal por combater bactérias e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

 

Esses são apenas alguns nootrópicos de uma lista extensa. Para uma vida mais saudável, considere acrescentar essas e outras substâncias a sua rotina. Uma forma fácil é por meio de manipulados, afinal, cozinhar uma diversidade de alimentos e ter acesso a diferentes temperos nem sempre é possível. Assim, o consumo por meio de cápsulas ou comprimidos é uma solução.

 

Nootrópicos Sintéticos

Além dos nootrópicos de origem natural, existem os de origem sintética, os quais agem no cérebro trazendo benefícios como concentração, memória, atenção e diminuição do cansaço.

Dentre eles podemos citar: ritalina, anfetamina, piracetam, modafinil e creatina.

 

Vale ressaltar que todo medicamento, mesmo de origem natural, deve ser tomado com cautela e sob orientação médica. Observe quais seus objetivos e necessidades, se possível consulte uma nutricionista e peça informações mais detalhadas. Cuide-se.

Entusiasta da alimentação saudavel, adoro ler e escrever. Atuo como redator e compartilho meus conhecimentos com o Receita Fit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *