Queda de Cabelo: um problema delicado do cotidiano!

Compartilhe

Veja como cuidar da queda de cabelo e o que fazer para ter mais saúde capilar.

A queda de cabelo é um problema que afeta milhares de pessoas, sendo causa recorrente de problemas com autoestima, principalmente no público feminino, que sempre tem uma preocupação exorbitante com questões relacionadas a aparência. Nos homens o problema pode ser muitas vezes confundido, pois a calvície é uma herança genética, diferentemente da queda de cabelo, que é causada por algum motivo agudo, como um abalo psicológico muito forte.

O normal de cada pessoa é perder de 50 a 100 fios de cabelo diariamente, algo que é muito aceitável, mesmo que o número assuste. Em média cada pessoa tem cerca de 100 mil fios de cabelo, ou seja, perder até mais que 100 fios diários nem sequer é percebido.

Causas da queda de cabelo

queda de cabelo dicas

A queda de cabelo pode ser causada por problemas diversos, principalmente nas mulheres, que convivem com constantes mudanças hormonais, pricipalmente em períodos menstruais. Falhas na glândula tireóide também podem ocasionar uma maior queda de cabelos, além é claro do problema com o ganho de peso.

No caso das mulheres a questão é ainda mais complexa quando pensa-se na questão dos tratamentos capilares utilizados no dia a dia. Tratamentos simples que parecem não causar efeito nenhum podem sim estar interferindo na queda de cabelos, como por exemplo o uso excessivo de chapinha e escovas quentes, algo que pode desgastar a estrutura capilar. Tratamentos milagrosos também podem acabar gerando efeito contrário, tendo em vista que muitas pessoas ao buscarem um maior crescimento do seu cabelo, acabam encontrando receitas que só pioram a situação.

Outra questão importante é a relação da rotina complicada do cotidiano contemporâneo, em que as pessoas tem cada vez menos tempo para relaxar e acumulam responsabilidades muitas vezes acima de sua disponibilidade de tempo, algo que acaba gerando um gigantesco estresse. Essa questão, da doença moderna, que é o estresse, acaba gerando também perda de cabelos. Em casos de depressão fica evidente a perda constante de cabelos.

Tratamento para queda de cabelo

Muitas pessoas acabam aceitando a queda de cabelo como algo natural, não buscando nenhuma análise clínica sobre o que está acontecendo e aprendendo a conviver com este problema estético e de saúde. Buscar tratamento para queda de cabelo é acima de tudo estar fazendo uma análise de sua saúde geral, pois muitos fatores podem incluênciar na questão capilar, ou seja, no momento em que a pessoa busca a causa desta perda capilar, poderá encontrar um problema mais amplo e de até certo ponto fácil solução.

Para entender mais sobre cada caso, uma visita ao médico é necessária, tendo já uma averiguação prévia sobre quando os problemas começaram, com que intensidade foram aparecendo e como estão no momento atual.

Dicas para evitar a queda dos cabelos

Cuidado com as altas temperaturas – Danos térmicos em chapas de alisamento, as famosas chapinhas e modeladores de cabelo podem ser outros bandidos. Com eles, o cabelo fica exposto a altas temperaturas, que o danificam e fazem com que caia se usado em demasia. Você precisa saber como usá-lo corretamente.

queda de cabelo dicas

Não prenda nem durma com cabelo molhado – Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo provoca fungos e cria caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda dos fios”, afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto os fios não estão secos são boas medidas para evitar o cabelo armado demais.

Cuide da sua Alimentação – Uma boa nutrição é a base de tudo, incluindo cabelos fortes. Algumas deficiências de vitaminas levam à perda de cabelo. O consumo de frutas e vegetais frescos, o equilíbrio com carnes vermelhas, peixes e produtos integrais ajudam.

Relaxe o couro cabeludo – Promova o crescimento do cabelo massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos no chuveiro por cinco minutos. Não se esqueça de usar o shampoo e condicionador adequados às suas necessidades para obter o melhor resultado.

Em conclusão

Bem , esperamos que tenha ficado claro tudo sobre a queda de cabelo ok pessoal?

Já falamos em outro artigo sobre o tônico shikakai anti queda é bem interessante, leia e aproveite.

Sugestões de novos artigos, deixe nos comentários

Referências – Abril saude – tua saude

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Receita FIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.